Luanda. Exame multimédia para obter carta de condução entra em vigor neste mês

2112

Começam neste mês de fevereiro o modelo de exame escrito multimédia para a obtenção de Carta de Condução na província de Luanda, segundo o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária, superintendente-chefe Angelino Sarrote.

Pelo que foi revelado, os exames vão ser estendidos, de forma gradual, nas demais províncias, uma vez que essas regiões estão já a ser equipadas com materiais para a implantação dos exames no sistema multimédia.

Angelino Sarrote informou que  o novo modelo surge nos termos do Código de Estrada e a sua implementação vai trazer vários benefícios, principalmente na eliminação da intervenção humana durante o teste.

O exame multimédia vai permitir que o examinado seja acompanhado em tempo real e o resultado processo em tempo recorde. Com isso, explicou o superintendente-chefe, o Governo está a cumprir o estipulado por Lei, no artigo 119º, do Código de Estrada e do Regulamento do Ensino da Condução e Habilitação Legal para a Condução.

Angelino Sarrote avançou que o novo modelo escrito de exames vai adequar-se aos parâmetros regionais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e normas internacionais, bem como permite um maior rigor na aptidão de novos condutores, lisura e imparcialidade dos examinadores.

O responsável avançou que os exames multimédia fazem parte do Projeto da Estratégia Nacional de Prevenção e Segurança Rodoviária 2023 – 2027, pelo facto de dar uma maior lisura e rigor na atribuição de novo resultado, afastando uma possível empatia ou apatia de quem examina.

Quanto aos critérios a ter em conta entre os candidatos a esses exames, avançou que a idade mínima recomendada (a partir dos 16 anos para ligeiro amador e 21 anos no caso de profissional e pesado), estar inscrito numa escola de condução, frequentar um número mínimo de aulas de acordo com a categoria pretendida e ter aptidão física e mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui