Luanda tem apenas 24 multicaixas por 100 mil habitantes

0
433
Cliente a efectuar uma operação bancaria num multicaixa instalado numa das agências do banco BIC, localizado na Ilha de Luanda. Créditos: Novo Jornal

A capital do país, Luanda, tem apenas 24 multicaixas para cada 100 mil habitantes, o que representa actualmente uma assimetria geográfica na distribuição dos ATM’s e causa grandes dificuldades de acesso a este serviço por parte da sociedade civil da província.

Segundo os dados do semanário Novo Jornal, tendo como base as informaçóes disponibilizadas pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), apesar de ter a maior densidade populacional em relação as outras 17 províncias, Luanda é o território onde o acesso ao multicaixa é muito difícil pelo seu número existente, que são no total 1.920 multicaixas espalhados pelos sete municípios e seis distritos urbanos, muito ínfimo para os mais de oito milhões de cidadãos, o que representa cerca de 27% da população total do país.

MAIS: Angolanos preferem fazer pagamentos através do multicaixa

No relatório “Medidas para a Redução de Assimetria Regionais“, a EMIS diz que a distribuição geográfica assimétrica também se reflecte negativamente sobre as populações das artérias menos urbanas de Luanda, o que foi pelo facto de a província se ter desenvolvido agarrada à rede de agências bancárias.

A rede de ATM é necessariamente assimétrica, porque os bancos seguem uma lógica de rentabilidade na implantação das suas agências, acabando por se concentrar parte significativa dos multicaixas nos centros urbanos com maior desenvolvimento de negócios“, revela a EMIS no relatório.

De informar que a percentagem de ATM’s fora das agências é uma tendência evolutiva, o que actualmente representa apenas 15% do total da rede, informa a EMIS.

Por outro lado, depois de Luanda, as províncias que têm mais multicaixas são Benguela(277), Huíla(181), Huambo(134), Cuanza Sul(94), Cabinda (84), Zaire(64), Malanje(61), Uíge(60).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui