Consultório MenosFios: Como tirar o maior proveito ao pesquisar no Google

0
461

Será que tu és daquelas pessoas que costumam “fazer perguntas inteiras” no Google em busca de alguma resposta? Estás acostumado a encontrar apenas a Wikipédia ou o Yahoo Respostas nas primeiras linhas, e só por causa disso já se dás por satisfeito?

A redacção da MenosFios acha que talvez agora seja uma boa ideia conheceres alguns recursos extras do Google, porque temos a certesza que com as dicas que nós vamos dar mais abaixo, nesse Consultório, pode tornar visíveis alguns conteúdos que pareciam invisíveis.

Então, vamos lá.

 

USE AS PALAVRAS CHAVE

Ao fazer uma pesquisa no Google, recomendamos não usares preposições,artigos ou outros temas mais comuns. Simplesmente foca-se nas palavras chaves. E por outra, a ordem que escreves as palavras interfere nos resultados, então tenha em conta isso. Exemplo: diferenca deep web dark net

EXCLUA UMA PALAVRA ESPECÍFICA

Podes usar o sinal de menos (-) para removeres um termo que não queres que apareça na sua pesquisa (sem espaço). Exemplo: deep web –chocante

PROCURE POR SINÔNIMOS

Podes sempre ampliar o teu raio de busca por incluir o sinal de til (~) antes de uma palavra, onde o Google automaticamente vai procurar por termos parecidos (sem espaços). Exemplo: ~deep web

FERRAMENTAS DE PESQUISA

Uma funcionalidade que podes utilizar na sua procura é através do botão “Ferramentas de Pesquisa”, que fica um pouco acima dos resultados. Esse botão permite filtrar os resultados por data, idioma e outras boas possibilidades.

INVESTIGUE SITES ESPECÍFICOS

Podes sempre buscar resultados em apenas um único domínio, onde é só usar o operador do site (sem espaços). Exemplo: deep web site:www.menosfios.com

ASTERISCO

Caso não sabes o nome de algo mas tens algumas pequenas informações, então podes utilizar o asterisco (*). Exemplo: “*autor do livro the dark net”

PROCURAR POR DOCUMENTOS

Se quiseres que os teus resultados só encontre documentos, então podes usar o operador filetype, que vai concentrar a busca em tipos específicos de arquivos, como PPT, DOC ou PDF. Exemplo: deep web filetype:pdf

EXPERIMENTA ALGUMAS PERGUNTAS

Talvez não saibas, mas aqui vai um segredo: tem coisas que o Google faz de um jeito muito inteligente. Tente fazer uma conta –como (2+3)*5- ou então procurar um conceito –define:internet– ou também por fim a algumas conversões -1 milha em quilômetros, 1 dólar em kwanzas.

ASPAS EM FRASES ESPECÍFICAS

Queres encontrar uma frase exatamente como ela deve estar publicada em uma página? Então, podes usar a palavra entre aspas, e onde podes usar artigos ou preposições. Exemplo: “a Internet Invisível”.

_______________________________________________________________________

Essa foi a análise de algumas coisas que podes fazer para ter uma melhor busca na Google. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui