Mentes Brilhantes: 5 gênios que não gostaram da escola

2
13489

albert-einstein-2071-hd-wallpapers-650x459

Eles não nos ajudaram apenas a entender o modo como percebemos a realidade, mas podemos entender que a imaginação, trabalho duro e a perseverança são mais eficazes do que a educação formal, em muitos dos casos.


Thomas Edison, um estudante problematico

thomas-edison

Sempre que ligares a lâmpada, ouvires música na rádio ou assistires a um filme, estarás a desfrutar de uma das invenções de Thomas Edison. Ele inventou a lâmpada elétrica incandescente (após mais de mil tentativas), o gramafone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânudos de carvão para o telefone, e a lista continua. A mãe dele lhe ensinou a ler e a escrever, depois de ser desmatriculado da escola, pelo motivo de ser muito lento na educação e ser muito inquieto.

Consciente da inteligência de Edison, a mãe dele aconselhou-lhe a inscrever-se numa biblioteca local e ler tudo o que puder, e Edison fez o que foi dito. Com apenas 12 anos, Thomas Edison já tinha lido a Ascenção e queda do Império Romano – do Gibson, a História Humana – de Sears, Dicionário de Ciência e muitos outros livros relacionados com aplicações práticas de química.


Albert Einstein, fraco em história e geografia

Albert Einstein - 1879 - 1955 German - born theoretical physicist . He is best known for his theory of relativity and in 1921 he won the Nobel Prize for Physics, Albert Einstein - 1879 - 1955 German - born theoretical physicist . He is best known for his theory of relativity and in 1921 he won the Nobel Prize for Physics

Nascido em Ulm, uma pequena cidade na Alemanha, Albert Einstein era filho de um judeu industrial. Einstein na sua infância apresentou dificuldades  de adaptação. Até os seus 9 anos era muito lento ao falar, e os seus parentes estavam muito preocupados pensando que ele estava doente. A sua paixão pela ciência começou ainda aos seus 5 anos, e na escola não era o favorito dos professores. Aos seus 17 anos, Einstein tentou entrar para a Escola Politécnica da Suíça.

Ele passou com boas notas nos exames de matemática, física e química, mas não conseguiu nota suficiente para aprovar nos exames de história, geografia, língua estrangeira. Então Einstein passou a ir numa escola profissional durante um ano, em seguida voltou para a Escola Politécnica na Suíça e foi admitido. Além disso, foi ele que conseguiu sintetizar apenas em uma única frase o defeito (falha) do sistema de ensino: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido”.


Benjamin Franklin não fez o Ensino Médio

benjamin-franklin

Quem não conhece Benjamin Franklin? Todo mundo o conhece. “All About The Benjamins”,  Ben Frank, provavelmente já deves ter ouvido este nome na boca dos rappers americanos, uns o conhecem apenas como a figura da nota de 100 dólares americano, o dólar “cabeça grande” conforme nós por cá chamavamos.

benjamin_franklin_100_dolares

Benjamin Franklin foi um político, jornalista, cientista, inventor e co-autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Apesar de todos os seus feitos Benjamin Franklin não conseguiu fazer o Ensino Médio. Ele era o décimos-quinto filho da família e o cassule (filho mais novo). Passou dois anos em uma escola em Boston, e aos 10 anos abandonou a escola e começou a trabalhar com o seu pai como tipógrafo. Ele fez apenas dois anos na escola, e no seu tempo livre gostava muito de ler, era apaixonado por natação, e uma de suas invenções foi um dispositivo que ajudava a pessoa a nadar mais rápido.


Steve Jobs desistiu da faculdade para criar a Apple

steve_jobs_apple_iphone

Até na era moderna existiram mentes brilhantes que não viam a educação formal como algo vital para o ser humano. Steve Jobs era um adepto desta ideia, ele disse que lhe parece um absurdo que a escola se baseava pelos manuais e professores que estão enfrente do quadro. Ele foi apaixonado por computadores desde a sua infância, renunciou a Reed College para construir o império da Apple. Mesmo assim ele participava em alguns cursos, como de caligrafia, que provou ser essencial para o software que ele desenvolveu para os computadores Mac. No ano de 2010, a revista Forbes estimou que Steve Jobs tinha uma fortuna avaliada em 8,3 bilhões de dólares, ocupando a 42 posição no ranking dos americanos mais ricos.


Bill Gates renunciou Harvard

Bill-Gates-microsoft

Bill Gates é um outro exemplo. Ele renunciou a prestigiada Universidade Harvard, e em 1975 fundou a empresa Microsoft, que tinha a sua sede em Albuquerque, Novo México. Em 1980 a empresa criou uma parceria com a IBM, e a Microsoft empenhou-se a desenvolver sistemas operacionais para computadores IBM. No inicio dos anos 90, a empresa de Bill Gates e Paul Allen atingiu o seu apogeu, os sistemas operacional da Microsoft ficou como o mais utilizado naquele período, e este feito continua até os dias de hoje.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da História do Steve Jobs e do Bill Gates são histórias inspiradores que motivam-nos bastante si quisermos ser um empreendedor. Acredito que a vida deles como empresario não foi fácil mas eles nao desistiram dos seus objectivos.Agora eles tornaram uma lenda…
    Pretendo ser empresario. mas isso vai querer muito esforço e dedicação do meu lado, não há atalhos para o sucesso é só nos acreditarmos em nós mesmo vamos conseguir… o objectivo é chegar até ao topo, pretendo ser uma lenda em emprendedorismo assim como Steve Jobs e Bill Gates… eu sei que vou conseguir perque esse é o meu objectivo….

  2. Efetivamente a gostava não é a única forma de adquirir conhecimento e pode até ser negativa para tal. O que se deve perseguir é o gosto pelos estudos, independentemente de escola. Entretanto, para a vida prática um ensino formal é muito importante para seguir determinadas que carreiras que exigem diplomas formais, como medicina, engenharia, advocacia etc. em meu romance Noite Em Paris que publico no blogue noite-em-paris falo disto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here