INAAREES já permite homologação de diplomas sem sair de casa

34
26437

 

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) nos últimos anos recebia muitas reclamações nos trâmites usados para a homologação de diplomas do ensino superior, seja para estudantes que efectuaram os estudos dentro do território nacional, bem como os que o fizeram fora de Angola.

Com o objectivo de resolver este problema das enchentes e não só, a partir de agora, o INAAREES deixa de proceder ao atendimento presencial de utentes nas suas instalações, salvo nas situações decorrentes de agendamento prévio. O comunicado do INAAREES sublinha que as solicitações de homologação e de reconhecimento de estudos do ensino superior são feitas somente online,via Serviços Públicos Electrónicos do Governo (SEPE).

Para aceder aos serviços online da plataforma tecnológica, os solicitantes devem fazê-lo através do Portal SEPE (https://www.sepe.gov.ao) e seguir todas as instruções, designadamente efectuar a autenticação no Portal SEPE com o registo do e-mail e da senha, submeter para efectuar o login e escolher no “Menu” o serviço desejado e seguir em frente.

Segundo a informação posta a circular, os processos de homologação e reconhecimento de estudos que deram entrada no INAAREES, antes do dia 17 de Julho de 2020 serão, igualmente, tratados em sede da plataforma tecnológica, pelo que os titulares de tais processos devem aguardar pela notificação do INAAREES sem necessitar de se deslocar ou cumprir com qualquer procedimento adicional.

O INAAREES vai atender apenas de forma presencial os candidatos que agendarem previamente, por via telefónica, desde que o assunto se justifique, para pedir esclarecimento e apresentar dúvidas.

O novo sistema, lançado a 26 de Junho deste ano, permite que os diplomas de estudantes do ensino superior em Angola e não só, passem a ser homologados e reconhecidos entre 24 horas e 10 dias, pelo INAAREES.

34 COMENTÁRIOS

  1. Esta difícil a realização deste processo, mesmo depois de se inscrever no SEPE.Por favor dá-me uma instrução.

    • Boa tarde! Ja tentei varias vezes cadastrar-me a fim de homologar o meu certificado e a resposta que recebo e que os dados estao errados. Ja contactei inumeras vezes a minha universidade e garantiram que ja enviaram o processo ha bastante tempo e correctamente e, segundo eles, o problema esta da parte do INAARES. Preciso de algum esclarecimento, por favor!

  2. O meu certificado e diploma está nas vossas intalações desde 07-08-2019, até agora, já fiz muitas reclamações mas sem sucesso, já me cadastrei no Sepe, mas não consigo fazer a reclamação, sinceramente já não sei o que fazer

  3. O meu documento está lá desde 2019 mas mandaram me SMS dizendo que já saiu. O que faço para levantar sabendo que vivo na província do Uíge e para viajar está difícil ?

  4. O meu documento está lá desde 2018 até assim não tenho o a declaração em minha posse. Segundo os trabalhadores dizem que não saio ainda.

    Por que esse tempo todo ?

  5. Amigos o sistema de homologação de certificados está mesmo difícil. Há pessoas que querem arranjar empregos ou matrículas nos níveis seguintes de ensino e nada. O que os angolanos devem fazer afinal?

  6. Boa noite, pretendo recadastrar-me ao sepe para efeito de hologação de diploma e certificado, estou encontrar um empasse, ao inserir os meus dados pessoais toda hora estão estão enviar-me um aviso a vermelho dizendo que o meu número de contribuente já existe, neste caso o que faço?

  7. Prezados, muito boa tarde.

    Venho por este meio solicitar alguma informação relativa ao meu pedido de reconhecimento de estudos feito no país na UAN, conforme cópia do recibo em anexo.

    Vale referir que desde março deste ano que solicitei, ainda não recebi a partir do INAAREES, qualquer contacto via e-mail ou msm dentro dos passados 90 dias úteis como inicialmente previsto.

    Aguardo alguma informação.

  8. Boa tarde, Venho por este meio solicitar alguma informação relativa ao meu pedido de reconhecimento de estudos feito no país na UAN, conforme cópia do recibo em anexo.

    Vale referir que desde 2018 que solicitei, ainda não recebi a partir do INAAREES, qualquer contacto via e-mail ou msm dentro dos passados 90 dias úteis como inicialmente previsto.

  9. Comentário: Já mandei muitas vezes meus documentos na e-mail da inaress mais não estou a receber resposta mais pelo recibo ou equivalência quê que eu faço? mim ajuda não tenho como viver com meus irmãos não temos pai e mãe por favor ajuda

  10. Boa noite !
    O meu documento está lá desde 16/03/2020 até assim não tenho o a declaração em minha posse. O combino foi de 90 dias ,
    Por que esse tempo todo ?

  11. Boa tarde!!
    Não consigo fazer o pagamento, visto que todos os dados académico já se encontra no sistema.
    Mas o pagamento é feito com o cartão multicaixa e deve se apresentar o recibo.
    Mas não há instruções de como fazer este processo.
    Agradeceria se alguém me passasse as instruções por favor

  12. Por mim a situação actual de Angola o Reconhecimento dum certificado devia ser preferentemente presencial. Prefiro aguentar na fila do que aguardar sem sucesso na Internet.

  13. Boa tarde caríssimos, parece-me que há uma clara intenção de prejudicar os cidadãos que solicitam o reconhecimento dos seus estudo. Não é possível que o tempo que demora uma formação superior ppde o mesmo para o seu reconhecimento. Despachem o processo, vocês não fazem ideia do quanto transtorno estão a causar aos cidadãos. Preciso atualizar os meus dados no serviço, mas devido a demora do reconhecimento do meu Certificado pelo INNARES não consigo. Meu contacto 923971062 / 915767608 e-mail [email protected]

  14. Quém já recebeu o documento reconhecido , faz um favor de passar testemunho! Este serviço é de interesse público e deve ser levado a sério!

  15. boa tarde.
    cadastrei-me no SEPE e Não consigo fazer logo in
    pretendo reconhecer os documentos no INAREES ajudem

  16. Quando criou-se esta plataforma, foi com o objectivo de solucionar as dificuldades que os estudantes sofriam com a demora da homologação dos documentos. Mas parece que as coisas só tendem a piorar. Está difissílimo!
    As Instituições enviam a lista dos estudantes ao INARRES, mas o mesmo não actualiza os dados ao SITE: por isso há a informação de não haver nenhum curso associado ao número de Identificação Fiscal. Coragem irmãos!!!!

  17. Boa tarde
    Gostaria de saber a que pé está a homogação dos Diplomos dos estudantes que estudaram no regime semí presenvial, já que o Decreto Presencial foii publicado a mais de um ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here