Mesmo com bilhões investidos, o metaverso da Meta não atrai usuários

1457

O desenvolvimento do metaverso continua a ser um dos focos da estratégia da empresa liderada por Mark Zuckerberg que, recentemente, reforçou a sua aposta nesta fusão entre mundo real e virtual no evento Meta Connect 2022. No entanto, esta é também uma das áreas que está a dar prejuízo e são vários os analistas que estão preocupados com a estratégia da Meta.

O website Business Insider avança que, desde o final do ano passado, a gigante tecnológica já perdeu mais 15 mil milhões de dólares com o Reality Labs, o laboratório de investigação da empresa, visto como uma dos segmentos mais importantes para o desenvolvimento do metaverso.

Recorde-se que, em fevereiro, aquando da apresentação dos resultados financeiros do último trimestre de 2021, a Meta revelou que tinha perdido mais de 10 mil milhões com o Reality Labs, um departamento que trouxe apenas 2,3 mil milhões de dólares em receitas. No que toca ao primeiro semestre de 2022, a empresa registou perdas de mais de 5 mil milhões de dólares nesta área e prevê-se que os prejuízos continuem a crescer.

Uma vez que a empresa não está a detalhar exatamente para onde estes gastos vão, analistas como Dan Ives, da Wedbush Securities, defendem que a falta de transparência para com os investidores é um “pesadelo”.

MAIS: 11 profissões que vão surgir até 2030 devido ao Metaverso

O analista afirma que a estratégia da Meta para o metaverso “continua a ser arriscada”, porque a empresa está a “apostar dinheiro no futuro à medida que continua a ter grandes dificuldades no seu core business”.

Embora a Meta não apresente todos os detalhes financeiros relativos ao Reality Labs, Mark Zgutowicz, analista da Benchmark, estima 60% dos gastos feitos digam respeito à área de investigação e desenvolvimento.

O analista defende que a Meta tem fortes motivos para desenvolver o metaverso por si própria, uma vez que há limitações regulatórias que dificultam a compra de outras empresas, no entanto, seria mais adequado se a empresa tivesse uma maior transparência no que toca aos resultados dos investimentos feitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui