Ministério das Telecomunicações cancela vários endereços .AO irregulares

1
3144

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), tornou hoje ao público um comunicado de cancelamento do serviço de registo de endereços .AO na Internet.

De acordo com o comunicado tornado público, MINTTICS é entidade com tutela do ccTLD .AO. e é o domínio primário na internet para sítios com endereço .AO, o qual,
conforme todas as suas congéneres no mundo, cumpre rigorosamente as regras internacionais da IANA.org obrigando-se à correcção obrigatória dos dados
de titularidade de qualquer endereço registado.

Segundo o MINTTICS, se o seu endereço faz parte da lista seguinte, é porque foi detectado que o seu endereço está em situação irregular. Seguem alguns endereços cancelados:

  • bancobai.ao
  • bodiva.ao
  • unitel.ao
  • ita.ao
  • startel.ao

Para que leia a lista completa dos endereços .AO cancelados clique aqui.

De acordo com a IANA (Internet Assigned Numbers Authority), em português “autoridade para atribuição de números de internet”, o domínio de primeiro nível .AO é gerenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto desde que foi delegado inicialmente em meados dos anos 90.

Em 25 de janeiro de 2018, através do Decreto Presidencial n.º 16/18, a missão do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação (MTTI) foi estabelecida como a entidade responsável pela política e estratégia das telecomunicações e tecnologias da informação em Angola, bem como pelas atividades de supervisão relacionados à prestação de serviços nessas áreas.

Em 16 de março de 2020, o MTTI iniciou uma solicitação de transferência do domínio de nível superior .AO .

Actualização 1 – 12:00 [10/07/2020]

Vários domínios afectados por esta “anomalia” voltaram a funcionar na normalidade. A equipe do MenosFios endereçou uma comunicação ao INFOSI a solicitar a versão oficial dos factos, aguardaremos nas próximas horas…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here