[Moçambique] Chimuara terá central solar para gerar 30 MW

1822

O posto administrativo de Chimuara, na província da Zambézia, em Moçambique, está a acolher um investimento inicial de cerca de 43 milhões de dólares para a construção de uma central elétrica solar que, numa primeira fase, vai produzir 30 MegaWatt (MW), a partir de 2024.

Trata-se de um projeto que está a ser desenvolvido pela empresa SunMoz, constituído pela moçambicana Checunda Investimentos e a britânica Renewable Energy Services Africa (RESA) Limited e que, segundo fontes da empresa, já se sencontra num estágio bastante adiantado de implementação.

A central solar fotovoltaica de Chimuara vai produzir até 100 MegaWatt (MW) que deverão ser injetados na Rede Nacional de Energia, através da subestação de Chimuara, propriedade da Electricidade de Moçambique (EDM).

Também prevê-se que o projeto seja capaz de suprir as necessidades energéticas de pelo menos 150 mil famílias da região, ao mesmo tempo que vai aumentar a proporção de fontes de energia verde na rede elétrica nacional, reduzindo assim a emissão global de carbono do país.

MAIS: Moçambique: Central Solar de Malindi leva energia limpa para o Quénia

Segundo fonte da empresa, decorre o processo de finalização das atividades remanescentes antes do início da construção efetiva da fase inicial da planta solar.

Prevê-se que na fase de construção do projeto se crie, pelo menos 150 empregos diretos ou indiretos, com a maioria deles beneficiando moradores das comunidades vizinhas que serão treinandos para realizar as atividades necessárias.

A implementação da iniciativa está a ser feita com a Solar Century Africa (SCA) Limited, uma empresa do Reino Unido que opera como codesenvolvedor, IA como líder de mercado no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica e armazenamento em vários países africanos, com destaque para projetos realizados no Quénia, Nigéria, Gana, África do Sul, República Democrática do Congo, Malawi, Moçambique, Botswana, Namíbia e Eritreia.

Com a intervenção desta empresa, espera-se que a Central Solar de Chimuara tenha tecnologia de ponta, inteligente e controlos robustos para gerar energia limpa e económica para empresas, comunidades e investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui