[Moçambique] Estudante cria plataforma tecnológica para controlo de veículos

1631

Estudante finalista da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Sara Anabela Tivana, desenvolveu um sistema de monitoramento de veículos de baixo custo, com o intuito de ajudar na redução dos roubos de viaturas.

Segundo o Jornal Notícias, a solução tecnológica inovadora faz recurso a tecnologia LoRa (sistema de comunicação sem fio de longa distância e com um consumo mínimo de energia), para criação de um protótipo que irá, igualmente, permitir o controlo de desvio de rotas e roubos de combustíveis.

Numa primeira fase, o sistema será implementado na universidade para evitar alto consumo de combustível, visto que muitas vezes os motoristas desviam as rotas para tratar assuntos pessoais. O mais importante é que em caso de roubo o veículo será facilmente localizado”, disse Sara Anabela Tivana.

A founder explicou ainda que o custo de implementação, é relativamente baixo e permite a comunicação sem necessariamente depender de conexão à internet ou de redes de telefonia móvel.

Temos um transmissor acoplado ao módulo GPS, podendo captar dados transmitidos pelo satélite e, a partir do módulo recetor podemos ver a latitude e a longitude do veículo. O recetor será instalado na faculdade para monitorar o veículo em tempo real”, reiterou.

De informar que o projeto desenvolvido pela estudante  mostrou que o alcance entre o transmissor e o recetor chegou a um quilómetro numa zona urbana oferecendo uma alta precisão. O alcance pode ser expandido usando um Gateway, podendo assim o veículo ser localizado em qualquer local em casos de furto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui