[Moçambique] ONU quer apoiar digitalização da UEM

1454

O Secretário-Geral-Adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Bernardo Mariano, pretende apoiar a digitalização da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), oferecendo equipamento informático.

Com o plano, pretende-se facilitar aos estudantes o acesso às TIC e melhorar a prestação de serviços na instituição de ensino.

A pretensão foi manifestada recentemente durante a visita que o responsável das TIC na ONU efetuou à UEM.

Mariano não especificou as quantidades, mas prometeu mobilizar equipamento tecnológico para a UEM, devendo a instituição responsabilizar-se pelos custos aduaneiros para o desalfandegamento do material.

A digitalização é importante, principalmente no sector da saúde. Aliado a este processo, sugiro a oferta de computadores aos estudantes para melhorar o acesso às tecnologias, tendo em conta que no exercício das minhas funções tenho feito doações a várias instituições, como é caso de embaixadas”, explicou.

MAIS: Moçambique. Universidade Eduardo Mondlane promove Hackathon de programação

Bernardo Mariano manifestou igualmente interesse em apadrinhar estudantes, sobretudo os que não têm condições financeiras para frequentar o ensino superior.

Na ocasião, o reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, reconheceu a necessidade de mais computadores nas unidades orgânicas da mais antiga instituição de ensino superior do país, assegurado que irão analisar internamente a possibilidade de receber o material com isenção de impostos.

Acrescentou que a digitalização é prioritária para a flexibilização das respostas a preocupações apresentadas pela comunidade universitária, permitindo maior prestação de serviços de qualidade na instituição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui