Moçambique: Plataforma tecnológica moderniza a procura de emprego no país

0
1205

Uma plataforma tecnológica, criada e concebida por jovens moçambicanos talentosos, está a automatizar a gestão do processo de recrutamento e selecção de talentos ao emprego, em todo território do país.

Em entrevista ao suplemento informativo Economia & Negócios, a tecnologia da empresa WhireLab, permite que as empresas e instituições de recrutamento presentes em Moçambique possam efectuar a contratação de mão-de-obra em consonância com os objectivos estratégicos das mesmas, isso tudo com muita rapidez, fiabilidade e eficiência, fazendo com que possam aprimorar o trabalho dos departamentos dos Recursos Humanos.

Falando para o suplemento, Santos Mabjaia, Director-Executivo da WhireLab, diz que primeiro a plataforma apresentava-se como uma página de emprego, onde as empresas podiam anunciar apenas as suas vagas, mas consequentemente “foi evoluindo para a gestão de talentos, passando a realizar triagem de currículos, avaliação de competências técnicas e comportamentais dos candidatos, entrevistas presenciais e online, até a contratação…“.

O empreendedor ainda diz que “apercebemo-nos que as empresas estavam a avaliar mais as competências técnicas. Em razão disso, constatamos que demitiam os novos colaboradores devido à falta de competências comportamentais, porque os candidatos não se apresentavam alinhados com os valores e a cultura das empresas“.

Devido aos motivos citados acima, a equipa da WhireLab decidiu acoplar, a já existente plataforma tecnológica, uma biblioteca de testes, que consiste em uma ferramenta de avaliação de talentos no processo de recrutamento e selectivo.

após o lançamento da biblioteca de testes, verificamos que estávamos a gerar um outro problema, pois ter conhecimento sobre uma determinada área não significa saber avaliar as pessoas nessa área. Para suprir essa lacuna abordamos profissionais experientes em determinados sectores de actividades para criarem testes, posteriormente, disponibilizados na nossa plataforma” informa Mabjaia.

MAIS: Universidade Eduardo Mondlane promove Hackathon de programação

Consequentemente, o WhireLab adicionou as entrevistas na operacionalidade da sua plataforma tecnológica, visto que é através da mesma que os recrutadores ficam a conhecer os possíveis candidatos. Outro facto interessante e inovador do jovens foi trazer as entrevistas em dois modos, presenciais e online, que se adequou a realidade moçambicana,  isso tudo em um ambiente que permitisse a empresa recrutador definir o modelo ideal de entrevista para a vaga que pretende contratar.

Actualmente em Moçambique as empresas têm recebido candidaturas através do correio electrónico, o que na opinião do Director-Executivo não é muito prático processá-las, devido ao seu volume, o que só dificulta a triagem.

como solução, as empresas podem criar uma base de dados de candidatos digital ou submeter as suas bases de dados de currículos à nossa plataforma e, assim, ela faz a devida triagem” acrescentou.

Nos últimos tempos avaliar talentos como parte do processo selectivo é uma prática frequente devido à sua eficácia em prever o sucesso de candidatos no trabalho para qual serão contratados, assim como a sua adequação à cultura da empresa e à dinâmica das equipas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui