[Moçambique] Solução inovadora tecnológica luta pelo empoderamento feminino nas comunidades rurais

587

Rural Geltek é a mais recente solução tecnológica em Moçambique que visa empoderar as raparigas nas comunidades rurais, através de capacitações e partilha do conhecimento, com foco no digital.

Segundo o Enoque Mudlhui, criador da plataforma, a mesma vem em resposta às desigualdades de género no sector económico, social, político, e na falta de oportunidades para as mulheres, o que influencia no desenvolvimento das suas habilidades, competências ou conhecimentos.

O plano, diz o founder, é tornar possível que elas possam “correr atrás de melhores oportunidades de vida profissional”.

MAIS: Moçambique. Lioness of Africa incentiva as mulheres apostarem na inovação tecnológica

A operacionalidade do projeto são realizadas com ajuda dos colaboradores, visto que o projeto ainda não dispõe do material necessário para exercerem as suas atividades “nas comunidades rurais onde trabalhamos, é difícil encontrar uma escola com sala de informática tendo todos os equipamentos necessários, o que fazemos até agora é usar computadores próprios e para ter um número considerável pedimos emprestado em familiares e amigos e levamos para onde vai decorrer a atividade”, revelou Neide Mirela, coordenadora do projeto.

“O Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero” , informou Enoque Mulhui.

Tendo como base à importância do projecto para as comunidades onde será implantado, para os criadores da Rural Geltek, o projeto é de extrema importância, pois em comunidades mais carenciadas, é visível a fraca participação das raparigas em áreas que são tidas como de domínio masculino, sendo o caso da informática, engenharia e outras áreas técnicas.

De informar ainda que a Rural Geltek pretende resolver esta diferença com a realização de uma série de eventos que visam alfabetizá-las e prepará-las para as futuras oportunidades que o país e o mundo oferecem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui