Moxico ganha a terceira estação meteorológica inovadora do país

1306

A província de Moxico conta agora com uma estação automatizada de medição dos parâmetros meteorológicos em altitude (ROBOTSONDA), instalada no aeroporto Comandante Dangereux.

A infraestrutura tecnológica fornecerá dados ou informações em tempo real da temperatura, ventos, altitudes das nuvens e a pressão, facilitando, assim como maior controle dos transportes aéreos, terrestres, sector agrícola, bem como, permitir melhor o asseguramento das populações.

Segundo o secretário de Estado das Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Alé Fernandes, informou que já foram instaladas 73 Estações meteorológicas em diversas localidades do país, das quais, cinco localizadas na província do Moxico, nomeadamente, uma estação agro meteorológica no município de Camanongue, duas estações sinópticas, localizadas na Cameia e Cazombo, uma estação aeronáutica e ROBOTSONDA, ambas no aeroporto do Luena.

MAIS: Administradores do Moxico capacitados sobre a plataforma Portal do Munícipe

Destacou a importância das estações meteorológicas, sobretudo a ROBOTSONDA, na produção com regularidade e intencionalidade de dados essenciais à vida da população angolana e instituições, através da previsão meteorológica mais precisa e melhores avisos em casos de eventos meteorológicos severos como chuvas extremas, descargas atmosféricas, incêndios florestais e secas.

Já o vice-governador para o sector económico, político e social do Moxico, Victor da Silva, disse que o empreendimento vai apoiar a população nas diferentes localidades, permitindo que as pessoas tenham melhor programação e cautela na execução das atividades, prevendo as ações a realizar em função dos dados, além de representar o esforço do Estado na modernização das tecnologias de informação.

De informar que o processo de modernização e reorganização técnica  e tecnológica  do INAMET, teve início em 2018, com um investimento do Estado Angolano de 60 milhões de euros para a sua implementação.

As Estações meteorológicas (ROBOTSONDA) estão localizadas  em três aeroportos do país, na província de Luanda (aeroporto 4 de fevereiro), Huíla (aeroporto internacional da Mukanka) e Moxico (aeroporto comandante Dangereux).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui