[MWC 2018] AdaptiveMobile anuncia parceria com operadores de telefonia móvel em África

0
2908

A equipe do MenosFios está em Barcelona a cobrir a MWC 2018 com o apoio da TVCABO.


A AdaptiveMobile Security, líder mundial em segurança de redes móveis, anunciou um novo acordo com um grupo de operadores africanos para garantir mais segurança para as suas redes. A parceria tem como objectivo garantir a receita das operadores que utilizarem a infraestrutura da AdaptiveMobile na proteção contra rotas cinzentas.

A AdaptiveMobile provou que  controlar o tráfego de Aplicação para Pessoa (A2P) em rotas cinzentas (Grey Routes) é uma grande oportunidade de receita para operadores globais; ainda assim, muitos ainda não têm as capacidades para monetizar esse tráfego.

Mas, o que são rotas cinzentas?

O roteamento cinzento é uma maneira muito barata de enviar SMS em massa que explora uma vulnerabilidade das redes de telefonia móvel.

A fim de permitir que os clientes usem seus telefones quando viajam, vários operadores permitem que as redes no exterior passem mensagens originárias de seus países para o país de origem da operadora, seja por uma taxa acordada, ou, se o volume total da mensagem for baixo , de graça.

Normalmente, se você está enviando uma mensagem do para um número que esteja no mesmo país do que o seu número, o tráfego é local, com custos pré-definidos. Mas, se enviar a sua mensagem para a rede remota de um país estrangeiro primeiro e depois de volta, você poderia reduzir o custo de enviar essa mensagem pra quase nada.

Quando este último método é usado para SMS comerciais de alto volume, esta prática é chamada de “roteamento cinza”.

Perdas consideráveis para as operadoras

Uma empresa de análise de dados, a MobileSquared, prevê que o mercado de rotas cinzentas de SMS A2P aumentará para US $ 25,86 bilhões em 2022 em comparação com US $ 1,7 bilhão  em 2017. Há necessidade de as operadoras revisarem essa oportunidade. Eles prevêem que o crescimento acontecerá à medida que os operadores continuem a implantar firewalls A2P para proteger contra a perda de receita de mensagens – com 83% das operadoras previstas para ter proteção nos próximos quatro anos.

“Através de nossa análise global, vemos que a quantidade significativa de operadores de receita está perdendo anualmente; em uma rede africana, permitimos que o operador recupere mais de $ 44 milhões (USD) em apenas 12 meses “
“Com esta nova parceria, estenderemos nossa inteligência e experiência para proteger essas redes contra perda de receita, detecção e bloqueio de atividades de A2P suspeitas e garantir que apenas as mensagens legítimas de A2P e P2P (Persona a Pessoa) sejam entregues”. –  Simeon Coney, director de estratégia da AdaptiveMobile Security. 
 

A solução de rota cinzenta da AdaptiveMobile é única, pois permite que vários modelos de negócios gerenciem rotas cinzentas, detectando e bloqueando onde o se origina à medida que os remetentes tentam e evitam ou minimizam o pagamento às operadoras, protegendo o operador e permitindo alcançar o máximo de receita

A Plataforma de Proteção de Rede da Adaptative Mobile foi comprovada através da implantação em mais de 75 redes, incluindo alguns dos maiores ambientes de mensagens.

A empresa não revelou quais foram as 10 companhias que assinaram o acordo. Será que as empresas angolanas estão inseridas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here