[MWC 2019] HTC lança dispositivo que serve de ponto de acesso para redes 5G

1006

A equipe do MenosFios está no MWC 2019 em Barcelona com o apoio da TVCABO e Kambarico.


Durante a MWC 2019, enquanto os outros fabricantes estavam preocupados em lançar o melhor smartphone 5G, a HTC teve uma abordagem ligeiramente diferente, criando um agregador móvel inteligente compatível com o padrão 5G que combina um ponto de acesso 5G, um hub Android e uma bateria, em um único dispositivo.

O HUB 5G da HTC é basicamente um ponto de acesso 5G que permite que até 20 usuários se conectem à rede, mas a HTC insiste que o dispositivo tem mais para dar. Com um ecrã de de 5 polegadas (720 x 1280) com Android 9.0 Pie, o utilizador poderá transmitir programas de TV e filmes de aplicativos como o Netflix ou usar o conector USB-C no dispositivo para conectá-lo a uma porta HDMI em uma TV.

Há suporte para o 802.11 AD Wi-Fi e para o Wi-Fi 6 quando ele estiver pronto, e a HTC também equipou seu hub inteligente com uma porta ethernet para empresas que desejam fornecer conectividade a outros dispositivos.

Preço e disponibilidade

A HTC ainda não anunciou os preços, mas isso provavelmente dependerá muito dos contratos das operadoras e da quantidade de consumidores que serão cobrados pelos dados 5G. Ainda assim, um hub como esse é o gadget mais útil para testar o 5G em 2019, porque os telefones compatíveis com este novo padrão terão preços muito elevados e nem todos os utilizadores terão capacidade para comprar.

Por outro lado, as grandes operadoras de telecomunicações ainda não lançaram comercialmente as suas redes 5G. Há o caso da Sprint (nos EUA) que terá até ao 2º semestre de 2019 lançamentos comerciais em até 6 cidades e o caso da operadora Rain, que anunciou o lançamento comercial em Cape Town. Portanto, os utilizadores têm pelo menos mais 18 meses para esperar confortavelmente sem realmente preocupar-se em comprar um dispositivo 5G.