[MWC 2019] SEAT e IBM apresentam veículo para resolver problemas de mobilidade

674

A equipe do MenosFios está na MWC 2019 em Barcelona com o apoio da TVCABO e Kambarico.


A SEAT apresentou o sua visão de futuro da mobilidade urbana : o protótipo é foi baptizado de Minimó e durante o Mobile World Congress de Barcelona, os visitantes terão a chance de saber tudo sobre o quadriciclo 100% elétrico foi criado para resolver problemas de circulação nos centros urbanos e proteger o ambiente.

A proposta da SEAT com o Minimó é simples: tamanho de um motociclo, segurança e a comodidade de um carro.

O sector está a adaptar-se à evolução do transporte pessoal dos clientes. A resposta da Seat a estas dificuldades é o Minimó, uma visão do nosso primeiro produto desenhado para um fim específico. Combina tecnologias autónomas com sistemas de propulsão elétrica. É o futuro da mobilidade urbana”, afirma Luca de Meo, presidente da SEAT.

Características principais:

O veículo é capaz transportar duas pessoas de forma cómoda. É ompacto, com 2,5 m de comprimento e 1,24 m de largura. Ao contrário de outros veículos urbanos, dispõe de rodas de 17” descobertas, uma posição de condução similar à de um SUV e contempla um espaço maior para os passageiros.

As portas, assimétricas e articuladas, podem ser abertas em espaços apertados. A porta situada à esquerda do condutor, de menor tamanho, deixa mais espaço para a superfície transparente de forma a melhorar a visibilidade dos passageiros, enquanto a porta direita, maior, torna mais fácil a entrada e a saída do veículo.

As baterias de alta densidade de energia do Minimó garantem aos clientes uma autonomia superior a 100 quilómetros com uma única carga, mas uma vez esgotada a energia, não é necessário esperar várias horas para que se recarregue o veículo. A bateria está colocada num lugar acessível, por baixo do piso do veículo, o que permite trocá-la por outra carregada numa questão de segundos, e continuar o trajeto de forma mais rápida.

Mais tecnologia…

O veículo traz soluções de conectividade que proporcionam uma experiência digital baseada no Android Auto, tem chave digital e wireless. O ecrã digital central, combina as funções de painel de instrumentos com a apresentação do conteúdo digital do smartphone do utilizador usando o assistente da Google em Android Auto e o Mobility Advisor.

Actualmente em desenvolvimento e projetado para ser executado como um aplicativo móvel em redes 4G / 5G, o ‘Mobility Advisor’ usa o assistente IBM Watson para fornecer aos usuários uma interface de conversação para planejar e otimizar rotas e sugerir as opções de transporte mais adequadas.

 

Com a tecnologia da IBM, o “Mobility Advisor” pode aprender as preferências de um usuário e fazer recomendações personalizadas sobre a melhor forma deslocar-se na cidade. Conectado ao IBM Cloud, ele se adapta dinamicamente às condições em constante mudança, levando em conta as previsões do tempo, relatórios de tráfego e coisas que acontecem na cidade naquele dia.

“Com o lançamento das redes 5G nas cidades nos próximos anos, as possibilidades de transformar a experiência do motorista são ilimitadas”, disse Juan Ramon Gutierrez Villar, Líder de Soluções Industriais, IBM Global Markets.

Os carros eléctricos ainda não são uma opção viável para o mercado Angolano, mas para quem pensar em investir em carros eléctricos, está aí uma boa opção.