Início Gadgets [MWC 2023] OnePlus apresenta smartphone com acessório de resfriamento líquido para celulares

[MWC 2023] OnePlus apresenta smartphone com acessório de resfriamento líquido para celulares

0
[MWC 2023] OnePlus apresenta smartphone com acessório de resfriamento líquido para celulares

Como havia prometido numa série de teasers divulgados nos últimos dias, a OnePlus apresentou o seu mais novo celular conceito na MWC 2023, o OnePlus 11 Concept.

A tecnologia que a companhia demonstra com esse protótipo é a Active CryoFlux, o primeiro sistema de resfriamento líquido ativo a ser implementado num smartphone, prometendo quedas significativas de temperatura que beneficiariam tarefas que costumam estressar o aparelho, como jogar títulos pesados e até carregar o telefone.

Sendo essencialmente um OnePlus 11, o celular conceito tem como principal diferencial o sistema Active CryoFlux, que combina duas micro bombas de cerâmica piezoelétricas de menos de 0,2 cm³ de volume com uma série de heatpipes que circulam um líquido refrigerante pela bateria, área do processador e outros componentes do dispositivo. Considerando o espaço reduzido, o funcionamento é bastante engenhoso, fazendo com que esses canos de cobre atuem tanto como dissipadores quanto como radiadores, resfriando o aparelho aos poucos.

A equipa da MenosFios esteve em contacto com o telefone, onde a tecnologia parece não ter impacto nas dimensões e peso do OnePlus 11, mas prometem benefícios significativos. A tecnologia seria capaz de reduzir as temperaturas em até 2,1 ℃ em uso intenso, fornecendo, por exemplo, 3 a 4 FPS a mais em games, e até 1,6 ℃ durante o carregamento rápido, o que resultaria numa redução do tempo total de recarga entre 30 a 45 segundos.

O OnePlus 11 Concept traz AINDA um visual extremamente premium, pensado para chamar atenção. A traseira de vidro é transparente, se estende para as laterais e deixa visível os heatpipes, sendo iluminados por LEDs azuis para que o trajeto do líquido refrigerante fique visível. Há uso de fibra de carbono no corpo, e o módulo circular de câmeras tem acabamento especial com desenho que utilizou a técnica guilloché, vista em relógios de luxo, além de mais iluminação azul.

Especificações completas não foram informadas, mas considerando que o dispositivo é baseado no OnePlus 11, a ficha técnica deve ser quase a mesma do flagship tradicional. Apesar disso, é importante destacar que não há qualquer previsão de quando a tecnologia de resfriamento líquido chegará ao mercado — na realidade, sendo um conceito, é possível que a Active CryoFlux nunca chegue aos usuários. Na melhor das hipóteses, o modelo deve inspirar inovações em futuros lançamentos da gigante.

Confira abaixo as fotografias captadas pela redação da MenosFios do OnePlus 11 Concept.

This slideshow requires JavaScript.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui