Alerta!!! Não caia no golpe de verificação de conta do BFA!

0
6328

bfa-net

Um dos golpes mais comuns na internet é receber falsos emails de instituições financeiras. Decerto que já verificou na sua caixa de correio um e-mail de um banco a solicitar uma actualização das informações.

Claro que o e-mail é falso!

Mas, mesmo entre os golpes mais conhecidos, alguns têm um requinte acentuado que pode fazer com que algumas pessoas caiam no golpe. Nos últimos dias nos apercebemos de um golpe que pode ter atingido muitos utilizadores do BFA e muito provavelmente de outros bancos.

O golpe é chamado de phishing uma forma de fraude electrónica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, ao simular que é uma empresa ou pessoa confiável, por meio de um e-mail (ou equivalente). No caso desse golpe aplicado para o BFA,  foi duplicado o site original.

Website original

BFA

Website duplicado “pirata”

fake bfa

É muito difícil notar as diferenças entre ambos (apenas o link e a data) e quem preencheu o formulário no site falso, infelizmente acabou por dar os seus dados aos “piratas” e agora o aconselhável é alterar o password e confirmar se não foram efectuados movimentos na conta.

Como detectar que está a ser alvo de um ataque:

  1. Bancos não solicitam actualizações das informações por e-mail
  2. Caso o banco peça uma actualização por e-mail, o site do banco sempre usa SSL (verifique se há um cadeado verde junto da URL
  3. Melhor ainda, verifique a URL! (No caso deste golpe a URL é http://www.mxxxapph.pl/bfa/bfanet.ao.htm , obviamente uma fraude)
  4. Procure ter o contacto oficial do callcenter do seu banco. Sempre que uma informação recebida por e-mail não “bater certo”, ligue para saber ou passe por uma agência.

Para os que têm dúvidas, podem confirmar a informação oficial do banco:

BFA

Esperamos que não caiam em golpes do gênero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here