Netflix vai cobrar taxa adicional de quem divide conta com amigos

1595

A Netflix quer clarificar as regras do ‘jogo’ e continua no caminho de acabar com a partilha de contas entre pessoas que não habitam na mesma casa, prática essa que a empresa quer evitar, no fundo, implica que haja apenas uma subscrição ativa e paga, mas vários utilizadores de moradas diferentes a aceder aos conteúdos.

Por isso, a gigante do streaming vai sugerir o pagamento de uma taxa extra pelo ‘privilégio’ de partilha de conta com outras pessoas – algo que começou a testar em mercados selecionados.

Embora estes planos [de vários equipamentos em simultâneo] sejam bastante populares, criaram alguma confusão sobre quando e como o serviço Netflix pode ser partilhado. Como resultado, as contas estão a ser partilhadas entre casas diferentes – impactando a nossa capacidade de investir em novos conteúdos de TV e filmes para os nossos membros”, escreveu Chengyi Long, da direção de inovação de produto da Netflix.

MAIS: Netflix confirma segunda temporada de ‘Squid Game’ 

A solução que a empresa já está a testar no Chile, Costa Rica e Peru passa por autorizar a adição de um membro extra na conta mediante o pagamento de uma nova taxa, com descontos. Na Costa Rica, por exemplo, por um utilizador ‘a mais’ o custo do serviço aumenta 2,99 dólares (cerca de 1.400 kwanzas ao câmbio atual). Os utilizadores vão ainda ter a hipótese de transferir os seus perfis para contas novas, trazendo o histórico de visualizações, preferências e listas personalizadas para o novo perfil – outro indicador de que a Netflix prepara-se mesmo para acabar com a partilha de contas entre utilizadores, ao permitir uma migração fácil de dados para novos subscritores.

A solução de cobrar uma taxa extra e permitir a transferência de perfis parece indicar que a Netflix percebe o ‘problema’ que tem entre mãos e quer oferecer alternativas para poder continuar a gerar receitas que possam depois ser investidas na produção de conteúdos originais, como forma de se diferenciar no setor do streaming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui