Neuralink instala chip em Macaco que aparece em vídeo a jogar pong “telepaticamente”

0
2343

Quando Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, apresentou ao público a Neuralink, com o plano de conectar o cérebro dos seres humanos com as máquinas, implantando um chip, várias pessoas acharam o plano muito futurista. Agora, Elon Musk partilhou um vídeo que mostra que o projecto deu largos passos.

A equipe da Neuralink aproveitou uma conversa no aplicativo Clubhouse para partilhar um vídeo de um macaco a jogar Pong ‘’telepaticamente’’.

O macaco usado tem nove anos, e foi baptizado como Pager. Foi implantado um neurotransmissor sem fio no cérebro do animal, o primata conseguiu jogar sem a utilização de um controle, algo que a Neuralink já havia anunciado em fevereiro deste ano. O dispositivo foi implantado no cortex motor do cérebro, responsável por executar movimentos nas áreas da mão e braço, dando assim a habilidade de usar apenas a mente para guiar o rumo do jogo Pong (conforme pode ser visto no vídeo acima).

O chip instalado no cérebro do primata permitiu que cientistas usassem aprendizado de máquina para antecipar os movimentos que o macaco utilizava no controle do jogo. Depois, com base nas ondas cerebrais geradas, foram retirados os controles físicos e o jogo começou a ser controlado mentalmente, como se pode ver no vídeo, o primata não precisou usar as mãos.

Em fevereiro deste ano, Elon Musk, o fundador da Tesla e da SpaceX, em entrevista ao programa Good Time Show, havia afirmado que o objetivo da Neuralink é fazer com que os macacos joguem videogames entre si. 

Uma das coisas que estamos tentando descobrir é como podemos ter macacos jogando Pong uns com os outros“, declarou Elon Musk. 

Esse conceito não é novo, algumas empresas implantaram chips à pacientes com paralisia e conseguiram controlar um braço robótico usando apenas os impulsos nervosos do cérebro. Mas, o tipo de chip que a Neuralink utiliza é bastante evoluído e os resultados estão à vista.

Não conhecia o jogo Pong?

Pong é o primeiro videojogo lucrativo da história, dando origem a um novo sector da indústria.Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here