Nigéria a anunciar que vai lançar a sua moeda digital

0
940

Desde a sua criação, às criptomoedas nunca tiveram um consenso geral no meio informático. Enquanto para uns não passa de um esquema fraudulento cujo o objetivo único é ganhar dinheiro fácil, para outros é o futuro quando se fala do mercado e setor financeiro.

Por essa contradição no modo de pensar, vários países ao redor do mundo tentam lidar com com o assunto das criptomoedas da melhor maneira possível. Nessa linha de pensar, a Nigéria anunciou que vai também lançar a sua própria moeda digital.

Essa decisão da Nigéria só vem mostrar que é assim que alguns países estão a reagir à dinâmica das criptomoedas, isto é, acabam por desenvolver as suas próprias moedas digitais, adaptando-se desta maneira à tendência da evolução e modernização do sistema financeiro.

Segundo uma notícia da Reuters divulgada nesta quinta-feira (7), o Banco Central da Nigéria (CBN) vai lançar a eNaira, a sua própria moeda digital, anúncio esse feito pelo governador do banco nigeriano Godwin Emefiele durante uma videoconferência, onde adiantou, também que a moeda chegará já dentro de alguns dias ao mercado financeiro.

De acordo com o executivo, o lançamento desta moeda digital vai tornar a Nigéria “num dos primeiros países da África, e de facto do mundo, a adotar a digitalização da sua moeda nacional”.

Essa decisão já era esperada para alguns especialistas, levando em conta que o Banco Central da Nigéria já havia anunciado os seus planos para o lançamento da sua própria moeda digital nesse ano de 2021, depois que, em Fevereiro, o país africano proibiu os bancos e as instituições financeiras de negociar ou facilitar as transações através de criptomoedas.

MAIS:  Nigéria prepara-se para lançar a sua própria criptomoeda

Anteriormente, Emefiele tinha referido que a moeda eNaira iria funcionar como uma carteira onde os clientes poderiam manter os fundos existentes nas suas contas bancárias, o que iria acelerar a inclusão financeira e permitiria também fluxos de envios mais baratos e mais rápidos.

O CBN nomeou para já a Bitt Inc, sediada em Barbados, como a sua parceira técnica para o desenvolvimento da moeda digital eNaira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here