Nigéria prepara-se para lançar a sua própria criptomoeda

0
1591

A Nigéria está a trabalhar com a fintech Bitt Inc como parceira técnica para lançar a criptomoeda do próprio país – a eNaira – de acordo com o Banco Central da Nigéria (CBN).

No início de 2021, a Bitt Inc, sediada em Barbados, liderou o desenvolvimento do DCash da União Monetária do Caribe Oriental – o primeiro dinheiro digital emitido por um banco central de união monetária.

A CBN planeja lançar a moeda digital em outubro, depois que o país proibiu os seus bancos e instituições financeiras de negociar ou facilitar transações em criptomoedas no início do ano, em fevereiro.

Godwin Emefiele, o governador do CBN, disse que o eNaira funcionaria como uma carteira com a qual os clientes podem manter os fundos existentes em suas contas bancárias. Em um comunicado na segunda-feira, Emefiele disse que a moeda aceleraria a inclusão financeira na Nigéria e permitiria fluxos de remessas mais baratos e mais rápidos.

O CBN também divulgou novas diretrizes por meio de uma apresentação sobre como a moeda digital eNaira será regulamentada, projectada e emitida. Espera-se que o eNaira se torne uma moeda com curso legal para toda a Nigéria e deve ser acessível tanto para correntistas quanto para não correntistas.

O Banco Central está a planejar implementar um sistema de “carteira rápida” de três camadas para o consumidor a fim de cumprir o prazo de outubro. O sistema será emitido pelo banco apex antes que outros bancos e operadores licenciados possam fornecer suas próprias carteiras para a eNaira.

O eNaira também será lançado com um status de CBDC sem juros, e não haverá nenhuma cobrança sobre serviços de comerciante, transações de carteira de usuário para comerciante e peer-to-peer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here