Nova tecnologia da TOSHIBA detecta cancro a partir de uma gota de sangue

491

A tecnologia tem ajudado bastante no que concerne a captação de informações de saúde dos pacientes, a prova disso é que a TOSHIBA desenvolveu tecnologia para detectar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue com 99% de precisão, anunciou a empresa na segunda-feira 25 de Novembro de 2019.

A Toshiba desenvolveu o método de diagnóstico em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisa do Câncer e a Universidade Médica de Tóquio, e espera comercializá-lo em “vários anos” após iniciar um teste no próximo ano. O método foi desenvolvido para examinar os tipos e a concentração de moléculas de microRNA secretadas no sangue pelas células cancerígenas. A Toray Industries Inc. e outras empresas também desenvolveram tecnologias para diagnosticar o câncer usando moléculas de microRNA de uma amostra de sangue.

O método poderia ser usado para tratar o câncer em seu estágio inicial, afirmou o estudo.

Segundo Koji Hashimoto (Cientista chefe de pesquisa do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba), “Comparado aos métodos de outras empresas, a TOSHIBA tem uma vantagem no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo”.

O teste será usado para detectar câncer de estômago, esófago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, além de sarcoma e glioma. A Toshiba desenvolveu um chip e um pequeno dispositivo que pode realizar o diagnóstico em menos de duas horas. Espera-se que um exame de sangue que o use custe ¥ 20.000 ou menos, afirmou o estudo. É possível que o dispositivo seja usado em exames de saúde, informou a empresa.