O declinio do FPS e o declínio do PC gaming em Angola

2392

Call of Duty Advanced Warfare e  BattleField Hardline foram os mais recentes títulos que ajudaram no declínio do PC gaming em Angola .Quero partilhar com vocês uma ideia que tem tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos, e esta ideia é  simples e ao mesmo tempo complexa:

O declínio do FPS é uma das principais razões pelo declínio do PC gaming em Angola”.

Payday2_SweetToothMask_1

Antes demais quero deixar claro que esta não é a única razão por este declínio, e embora existam varias outros factores com culpa no cartório seria demasiadamente extensivo falar delas todas, iria retirar o foco daquilo que quero expor aqui.

Tem que se aceitar a verdade, os FPS (First-person shooter) já não é, há já algum tempo, o estilo de jogo dominador do mercado. Durante anos e anos os FPS dominaram o mercado do multigaming, com os grandes FPS a serem sempre dos jogos mais jogados. Nem com o grandes MMOs (Massively Multiplayer Online) como o WoW isso se alterou muito. Claro que perderam um pouco do destaque no online, mas em Lans os FPS continuavam a dominar. Tudo mudou com o crescimento dos MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena) e o decréscimo da qualidade dos FPS .

Battlefield-Hardline-3

Hoje em dia os dos 5 jogos mais jogados online em PC actualmente 3 deles são MOBAs (LoL , Dota 2 e Smite) e quando olhamos para o que os FPS têm para nos oferecer damos conta que temos apenas 3 grandes opções : CS:Go , CoD: AW e BF:Hardline , sendo que o único que consegue manter a qualidade dos 3 actualmente é o mais antigo. Alias as pessoas preferem actualmente jogar FPS mais antigos em vez dos mais actuais, é o caso de CoD (com muitos a preferirem jogar o CoD:MW2) e o caso de BF (com muitos a preferirem jogar BF3), o que divide ainda mais a cada vez menor comunidade de FPS.

Tudo isto acaba por ter um imenso efeito de bola de neve visto que quanto menos os jogos de um estilo vendem ano após ano, menos as companhias investem na criação de novos jogos do estilo e isso acaba por se traduzir em jogos com cada vez menor qualidade, embora nem sempre isso se verifique é essa a tendência. Exemplos claros disto estão em, por exemplo, na má qualidade em que o BF4 e o CS:GO foram lançados, a quase que total extinção do Medal of Honor e a repetição do CoD. Viu-se o mesmo a acontecer a não tão pouco tempo nos RTS (Real Time Strategy). Longe vão os tempos em que Command and Conquer, Age of Empires e Warcraft eram réis e senhores. Hoje em dia poucos são os novos RTS que vão saindo e menos ainda que saiam com uma boa qualidade, sendo que o Starcraft 2, lançado a quase 5 anos atrás, continua a ser considerado por muitos como o melhor RTS da actualidade.

CODAWExoSurvival

Em que é que isso afecta a comunidade de Pc gaming em Angola ?

A grande maioria dos jogadores de PC eram jogadores de FPS. A primeira a ideia de que a decadência da popularidade dos jogos de FPS poderá de alguma forma ser responsável pela decadência do PC gaming em Angola, pode parecer absurda. Afinal de contas como acabou de ser referido a maioria dos PC gamers do nosso pais são jogadores de FPS e o decréscimo da popularidade fora do nosso pais não deveria afectar o género dentro do nosso pais.

No entanto existem 2 factores bastante importantes a se considerar, primeiro é a já referida queda da qualidade dos principais títulos que têm a capacidade de agrupar os jogadores, e em segundo é a estagnação da evolução da nossa internet aliada ao aumento da qualidade de outros géneros como os  MOBAs. Com os jogos de FPS a terem menor qualidade existe cada vez menos incentivo para continuar a os jogar, e nem mesmo o pegar em jogos mais antigos é a solução, pois jogador acaba por se sentir farto de jogar a mesma coisa. Não existindo outras opções no mundo do gaming isto não seria um problema tão acentuado, no entanto viu-se a qualidade de outros géneros de jogos, principalmente os MOBAs como LoL e Dota 2, o que acabou por levar muitos dos jogadores de PC em Angola a migrar do FPS para outros géneros de jogos, fragmentando a preferência da comunidade de PC gaming. Aliado a este facto apareceu também a execução quase fatal do habito de se fazer Lan Partys. Enquanto com a internet de qualidade inferior fica bastante complicado jogar FPS online, a mesma internet com menor qualidade consegue te proporcionar uma experiência muito melhor em outros géneros de jogo.

Clarificando um pouco melhor, jogar com um ping de 170 para cima é um pesadelo em fps mas é algo bem mais tolerável em MOBAs ou em RTS ou mesmo em MMOs. É portanto natural que os jogadores de pc em Angola acabem por ter isto como um incentivo extra na procura de outros modos de jogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui