Objective-C, Spotify e Café – Introdução

0
3541

Café, secretária, computador

Como sempre pela manhã ou na calada da noite, preparo meu Laptop, meus auriculares e abro uma playlist legal no Spotify, tomo um café para deixar minha mente com aspeto de “estou focada” e começo…

Pela semana iniciarei uma série de artigos em Objective C, e você pode fazer parte disso não apenas acompanhando mas contribuindo para a sua própria aprendizagem. Pela experiência que adquiri na internet, os cursos são muito bons e os livros também, mas por vezes continuamos a programar de forma confusa, sem nenhum padrão sólido, habilidades que para você ganhar noção precisa ler muito e ter mais experiência com o desenvolvimento de aplicativos, assim sendo decidi iniciar essa série de artigos para colmatar esse problema. Para você deixar seus códigos simples e bonitos e com um padrão fácil de usar e repetir.

Quando você está passando sua ideia do papel para algo mais específico, por exemplo, escrevendo uma especificação funcional, em alguma parte você chegará em modelagem de dados.

Você vai especificar seus objetos, descrever eles e criar relações entre eles. Este é um passo indispensável para escrever bons aplicativos ou o que estiver desenvolvendo. Precisa ganhar essa lógica.

Básicamente eu trabalho quase sempre da seguinte forma quando vou desenvolver aplicativos. Idéia, rabiscos do aplicativo, especificação funcional, design, desenvolvimento e testes. As vezes pulo o design e o acrescento ao desenvolvimento e vou modificando e criando direto no Interface Builder do Xcode.

Para acompanhar meus artigos você precisa já ter tido algum contato com a linguagem, noções básicas, se não, você pode acompanhar na mesma, mas precisa correr atrás do que não comprender, buscar livros, ebooks, sites, deixarei sempre algumas referências que acredito serem boas.

Bom! Chega de ladaínha. Vamos começar.

Ideia

Minha ideia é desenvolver um aplicativo de feriados. Ou seja, um aplicativo que liste os feriados angolanos. Iremos apartir de agora referir-se a ele como Feriados Angola.

Pesquisa

Apesar de eu conhecer os feriados angolanos precisei fazer ulgumas pesquisas. Quando você for desenvolver um aplicativo seu conteudo precisa ser o menos ambíguo possível e ter certeza da veracidade dos mesmos para não irritar seus usuários.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feriados_em_Angola

Pelo fato de desenvolver sozinho e muitas ideias já estarem a fluir na cabeça, muitas vezes não documento certos aplicativos, mas isso resulta quando você já está habituado e possui boas práticas, mas ainda asssim escrevo sempre textos rápidos sobre as funcionalidades, imagino até já os textos que precisarei na AppStore, e por aí vai…

Como vimos no link nosso modelo é o feriado. Um feriado possui um nome, uma data e uma descrição.

Isso deve servir para exemplificarmos o nosso aplicativo. Depois disso começo por procurar aplicativos que já existam e que são semelhantes ao que quero desenvolver.

No caso achei o Feriados Brasil 2014. Encontrei outros meio diferentes e em inglês. As vezes tenho mania de criar relação de coisas diferentes, mas ajuda-me na modelagem, a criar um padrão para o que quero. Você pode imaginar o quê que um aplicativo de vídeos tem haver com feriados? Mas você precisa ganhar isso também. Só relacionando ideias, por mais que estranhas, você poderá desenvolver algo diferente ou legal.

Para me inspirar ainda mais uso sites como dribbble, behance quase sempre procurando palavras chaves ao meu aplicativo e vendo o que os designers vêm aprontando por lá. Pesquise sempre.

Poderia continuar a escrever muito mais sobre esse processo antes de pegar propriamente no código, mas se você está aqui é porque está interessado a programar certo? Então deixarei o restante dos passos para você mesmo.

Mas lembrando:

Ler sobre o processo de trabalho de outras pessoas, observar, podem criar bons hábitos às tuas próprias rotinas de trabalho.

No próximo artigo iniciaremos programando logo, mas antes faça isso:

  • Crie um github.com
  • Crie um trello.com
  • Crie um dropbox.com

É isso! Pronto para escrever código? Vamos iniciar logo no próximo artigo estruturando nosso projeto e modelando nossos dados e irmos até onde podermos.

___________________________________________________________________________
Este texto foi publicado por Amarildo Lucas no Medium e republicado no MenosFios com a autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui