17.1 C
Angola
Domingo, Fevereiro 15, 2026
Início Angola PARATUS lança serviço que permite armazenar dados na nuvem de forma automática

PARATUS lança serviço que permite armazenar dados na nuvem de forma automática

O BaaS oferece aos clientes, segurança, redução de custos e complexidade, pois evita a necessidade de investir em infra-estrutura própria, como servidores, storages e recursos de TI especializados.

3559

O grupo PARATUS lançou o Backup as a Service (BaaS) que permite aos clientes guardarem dados na nuvem de forma automática, durante a 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) que decorre de 18 – 22 de julho, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

O BaaS é um serviço abrangente para a proteção de dados empresariais, onde os backups são realizados e gerenciados por um provedor, no caso a PARATUS.

Este serviço recentemente lançado inclui a instalação de um agente ou software nos sistemas do cliente para facilitar o processo de backup. Além dos dados, estarem armazenados nos repositórios dos clientes, também podem ser copiados para as infraestruturas do provedor.

O duplo filtro de segurança do BaaS garante que os clientes não estejam sujeitos à perda de dados e permite a fácil recuperação dos mesmos inclusive, quando excluída, a informação é facilmente recuperada, porque está armazenada em vários locais independentes uns dos outros.

Segundo o engenheiro de Cloud da PARATUS, Carlos Kimfumu, sendo que os dados nos dias de hoje representam um dos bens mais preciosos ou talvez o mais precioso, existe a necessidade de mantê-los seguros.

“O BaaS vem oferecer aos clientes segurança, redução de custos e complexidade, pois evita a necessidade de investir em infraestrutura própria, como servidores, storages e recursos de TI especializados”, acrescentou.

Uma das vantagens do Baas é também o agendamento automatizado. A solução permite configurar e agendar backups automáticos de acordo com as necessidades do cliente; igualmente os dados de backup são armazenados em locais protegidos onde são aplicadas técnicas de duplicação e compressão para otimizar o armazenamento e reduzir custos.

O BaaS, para a proteção de dados, apresenta benefícios similares ao SaaS – programas com licença outorgada por um fornecedor externo – que não precisam ser instalados nos equipamentos do cliente, mas sim entregues através da nuvem.

O BaaS vem para alavancar o SaaS, pois os utilizadores são os responsáveis por fazer o backup dos dados que se encontram armazenados nestas aplicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui