PARATUS lança serviço que permite armazenar dados na nuvem de forma automática

O BaaS oferece aos clientes, segurança, redução de custos e complexidade, pois evita a necessidade de investir em infra-estrutura própria, como servidores, storages e recursos de TI especializados.

2267

O grupo PARATUS lançou o Backup as a Service (BaaS) que permite aos clientes guardarem dados na nuvem de forma automática, durante a 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) que decorre de 18 – 22 de julho, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

O BaaS é um serviço abrangente para a proteção de dados empresariais, onde os backups são realizados e gerenciados por um provedor, no caso a PARATUS.

Este serviço recentemente lançado inclui a instalação de um agente ou software nos sistemas do cliente para facilitar o processo de backup. Além dos dados, estarem armazenados nos repositórios dos clientes, também podem ser copiados para as infraestruturas do provedor.

O duplo filtro de segurança do BaaS garante que os clientes não estejam sujeitos à perda de dados e permite a fácil recuperação dos mesmos inclusive, quando excluída, a informação é facilmente recuperada, porque está armazenada em vários locais independentes uns dos outros.

Segundo o engenheiro de Cloud da PARATUS, Carlos Kimfumu, sendo que os dados nos dias de hoje representam um dos bens mais preciosos ou talvez o mais precioso, existe a necessidade de mantê-los seguros.

“O BaaS vem oferecer aos clientes segurança, redução de custos e complexidade, pois evita a necessidade de investir em infraestrutura própria, como servidores, storages e recursos de TI especializados”, acrescentou.

Uma das vantagens do Baas é também o agendamento automatizado. A solução permite configurar e agendar backups automáticos de acordo com as necessidades do cliente; igualmente os dados de backup são armazenados em locais protegidos onde são aplicadas técnicas de duplicação e compressão para otimizar o armazenamento e reduzir custos.

O BaaS, para a proteção de dados, apresenta benefícios similares ao SaaS – programas com licença outorgada por um fornecedor externo – que não precisam ser instalados nos equipamentos do cliente, mas sim entregues através da nuvem.

O BaaS vem para alavancar o SaaS, pois os utilizadores são os responsáveis por fazer o backup dos dados que se encontram armazenados nestas aplicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui