Pesquisadores de Stanford ensinaram computadores a criar Memes

0
3839

A inteligência artificial (AI) pode ser usada para conseguir coisas impressionantes. As aplicações mais comuns passam pela produção de renderizações em 3D, sistemas de reconhecimento facial, pesquisas sobre doenças… enfim, usar o poder de processamento das máquinas para atingir o que o cérebro humano não conseguiu até ao momento.

Mas, se usássemos a inteligência artificial para gerar “memes”?

Foi essa a proposta de dois pesquisadores da Universidade de Stanford, no trabalho denominado “Dank Learning”. Abel L. Peirson e E. Meltem Tolunay, os dois cientistas líderes do projeto, descrevem uma rede neural que recebe dados da internet, processa os dados e responde em forma de piadas (memes). O sistema de inteligência artificial consiste em uma rede neural convolucional que recebe imagens como entradas e as traduz em representações matemáticas chamadas incorporação de vetores (um codificador) e uma rede neural recorrente de longa duração que cria legendas (decodificador).

Se acha que os computadores não “têm sentido de humor”, então responda: dos memes abaixo, quais foram criados pela rede neural?

Os pesquisadores de Stanford alimentaram o sistema com mais de 400.000 imagens com 2.600 pares de rótulos de imagem exclusivos do memegenerator.com usando um Script em Python. Em seguida desafiaram as pessoas a adivinhar se os memes foram produzidos por uma pessoa ou pela rede neural.

“Isso permite a coleta relativamente simples de conjuntos de dados”, escreveram Peirson e Tolunay.
“Neste artigo, nos referimos especificamente à geração de memes como a tarefa de gerar uma legenda humorística de uma maneira que seja relevante para a imagem inicialmente fornecida, que pode ser um modelo de meme ou de outra forma.”

O veredicto: Os seres humanos foram capazes de identificar os memes criados por algoritmos em cerca de 70% do tempo, mas consideraram os memes tão hilários quanto os criados por humanos.

O artigo completo, com os modelos usados pelos pesquisadores, pode ser encontrado aqui.

Agora sempre que vir um meme no @VamosLaSerSinceros , terei dúvidas sobre a “autoria humana”.


*Já agora, dos memes indicados mais acima, o meme sobre “Big Data” foi o único criado por um humano. Agora responda nos comentários se acertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui