Plataforma tecnológica de gestão consular nacional implementado no Dubai

1493

Começou a ser implementado no Consulado Geral de Angola no Dubai o mais Novo Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC), desenvolvido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA), e que visa assegurar maior integração e interoperabilidade dos serviços consulares, bem com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços consulares prestados aos cidadãos angolanos na diáspora.

A implementação desta inovação tecnológica representa assim um importante passo para a modernização do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) e postos consulares, mediante a simplificação e desmaterialização de procedimentos, integração e interoperabilidade dos serviços públicos.

O SIGGEC vai permitir, também, o tratamento automatizado das informações, integridade e segurança dos dados dos cidadãos, proporcionando um serviço público mais dinâmico, tanto para o provedor, o ICAESC e postos consulares, como para os cidadãos nacionais e estrangeiros.

MAIS: Governo implementa nova plataforma tecnológica de gestão consular

Outro objectivo do SIGGEC, segundo ainda o comunicado, é assegurar a gestão dos atos consulares, uniformizar a presença digital e identidade visual das missões diplomáticas e consulares, com a disponibilização do portal institucional, assim como garantir capacidade de resposta técnica e funcional dos agentes consulares na utilização daquela ferramenta.

Segundo ainda o IMA, outras valências do SIGGEC é a padronização de certos procedimentos em todas as Missões Diplomáticas e Consulares, incluindo a padronização do modelo de Cartão Consular, bem como a uniformização dos portais institucionais destes órgãos, como parte integrante do SIGGEC.

Por fim, acrescenta a nota oficial, o Novo Sistema Geral de Gestão Consular à Agenda para a Transição Digital da Administração Pública do país, modernizando assim os serviços públicos com a promoção da interoperabilidade dos sistemas da administração pública.

Depois do Dubai, espera-se que o SIGGEC seja implementado nas embaixadas da África do Sul e Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui