Governo implementa nova plataforma tecnológica de gestão consular

1252

O Governo Angolano implementou um Novo Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC), de modo a assegurar maior integração e interoperabilidade dos serviços consulares, bem com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços consulares prestados aos cidadãos angolanos na diáspora.

O novo software tecnológico foi desenvolvido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA), sendo que já começou a ser implementado em várias instituições consulares, com destaque para Consulados Gerais de Angola em Lisboa, Porto, Joanesburgo, Cape Town, Pretoria e Dubai.

O SIGGEC foi desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança da informação produzida pelas Missões Diplomáticas e Consulares (MDCs) numa infraestrutura tecnológica nacional e centralizada. Essa implementação visa eliminar a dependência de sistemas tecnológicos fragmentados no processo de gestão consular, assegurando, assim, a soberania digital de Angola.

MAIS: Governo.ao: Conferência promove reflexões sobre digitalização administrativa

Segundo ainda o IMA, outras valências do SIGGEC é a padronização de certos procedimentos em todas as Missões Diplomáticas e Consulares, incluindo a padronização do modelo de Cartão Consular, bem como a uniformização dos portais institucionais destes órgãos, como parte integrante do SIGGEC.

Por fim, acrescenta a nota oficial, o Novo Sistema Geral de Gestão Consular à Agenda para a Transição Digital da Administração Pública do país, modernizando assim os serviços públicos com a promoção da interoperabilidade dos sistemas da administração pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui