Popularidade de Bitcoin em Angola vai revolucionar pagamentos?

0
1023

Com uma enorme bull run em andamento, desde o início do presente ano que, no que toca a investimentos e tecnologia financeira, a Bitcoin tem estado na boca de todos. Apresentando uma tecnologia revolucionária, como é o caso do blockchain, também em Angola cada vez mais cidadãos estão se a informar acerca das potencialidades e vantagens que investir, armazenar ou fazer pagamento com Bitcoin. Mas será que irá substituir a moeda oficial no país num futuro próximo?

Fonte: Fact-File

Para que se tenha uma noção, atualmente, não é só possível fazer pagamentos com Bitcoin em milhares de lojas online, como também já é possível fazer apostas com criptomoedas, como é o caso da operadora Sportsbet.io. Tudo isto devido à facilidade de utilização deste método de pagamento que, em média, acaba por cobrar muito menos do que outros métodos de pagamentos mais tradicionais.

Somando a essas vantagens a rapidez de todas as operações, devido à rede blockchain, fica óbvio porque muitos especialistas, neste momento, já consideram que será uma questão de tempo até que a Bitcoin, bem como outras criptomoedas, possam fazer parte do dia a dia de muitos países, como Angola, por exemplo. Alguém se consegue esquecer como o país El Salvador surpreendeu o mundo ao ser o primeiro a aceitar Bitcoin como moeda oficial?

 

Como Angola poderia beneficiar ao usar Bitcoin?

Certamente que a popularidade do Bitcoin em Angola, além de estar relacionada com o bull run e o enorme crescimento em market cap e dos rendimentos de muitos investidores, também advém da enorme usabilidade que muitos cidadãos angolanos conseguiram extrair desta tecnologia. Já imaginou conseguir realizar pagamentos ou fazer transações com custos praticamente nulos e com total privacidade?

Ora, é precisamente essa uma das maiores vantagens que a Bitcoin está a apresentar em países em desenvolvimento. Numa fase em que, infelizmente, ainda existe uma grande percentagem de africanos que não têm acesso de qualidade ao sistema bancário ou até mesmo a uma conta bancária, a tecnologia blockchain poderá ser um facilitador para muitas dessas dificuldades que ainda se sentem numa grande parte da população.

Criptomoedas e tecnologia blockchain vai além da Bitcoin

É importante notar que não é apenas a Bitcoin que tem como base a tecnologia blockchain, que poderá ser revolucionária quanto à forma dos angolanos fazerem as suas transações e até realizar pagamentos. Saiba que, por exemplo, já existem projetos de cripto promissores, como é o caso de Ethereum com os seus “smart contracts”, que vão permitir maior facilidade no acesso ao crédito pessoal ou habitação ou até mesmo para os contratos de trabalho. Já imaginou o que seria receber o seu salário programado sempre para o mesmo dia, sem que fosse possível alguém travar esse pagamento?

Esse é um dos grandes poderes que este novo mercado de fintech está a trazer para os países que apresentam ainda algumas dificuldades no processo bancário e em todo o sistema financeiro. Ou seja, a popularidade da Bitcoin crescente em Angola, bem como noutros países africanos, não está relacionada somente com os potenciais ganhos que poderá ter ao investir em Bitcoin. Mas sim na usabilidade e em como este método de pagamento poderá melhorar as vidas das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here