Número de websites maliciosos aumenta 178% no pré-Black Friday

0
1466

A Black Friday e Cyber Monday são uma das datas mais esperadas pelos consumidores, pois é quando o comércio em geral oferece produtos com grandes descontos, e onde muitos aproveitam até para antecipar as compras de Natal. A par dos consumidores, infelizmente os cibercriminosos também procuram tirar proveito desses dias mundiais, onde o fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, Check Point Research, informou que tem assistido a números recordistas de websites maliciosos relacionados com a temática nas últimas seis semanas.

De acordo com os dados do relatório, na qual a MenosFios teve acesso, foram analisados mais de 5300 e constatou-se que os ataques maliciosos aumentaram em 178%, em relação ao mesmo periodo no ano anterior. A CPR ainda divulgou que 1 em cada 38 redes empresariais sofreu um ataque dos cibercriminosos por semana, no mês de Novembro, em comparação com 1 em 47 em Outubro e 1 em 352 no início de 2021.

As supostas ofertas dos piratas informáticos chegam aos consumidores via e-mail e há até exemplos reais de tentativas de ataque que recorrem à imitação de marcas conhecidas, como a Michael Kors e Amazon, para levar a cabo as suas intenções de crime.

O Black Friday, dia dedicado às promoções, foi criado nos Estados Unidos e é realizado sempre na sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado naquele país. Este ano, a Black Friday cai em 26 de novembro.

MAIS: Relatório da Check Point Software destaca o impacto do cyber-crime ao redor do mundo

Então, para que não seja vitima dos cibercriminosos na véspera e nos dias posteriores dessa data, a MenosFios e a Check Point Research deixam abaixo algumas dicas de segurança para todos compradores angolanos que façam compras on-line:

  • Compre sempre a partir de fontes autênticas e fiáveis. Não clique em links promocionais que lhe chegam pelo e-mail ou através das redes sociais. Faça a pesquisa proactivamente através do Google.
  • Esteja atento a domínios parecidos. Repare na grafia dos e-mails e websites e desconfie dos remetentes que desconhece e dos endereços de e-mail estranhos
  • Lembre-se que ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade são, de facto, demasiado boas para ser verdade. É altamente improvável que um iPad novo tenha um desconto de 80%.
  • Procure pelo cadeado. Fazer uma transação online num website que não apresenta a encriptação SSL é absolutamente desaconselhado. Para saber se o site tem SSL, procure pelo “S” em HTTPS, em vez de HTTP. Um ícone de um cadeado também aparecerá à esquerda do endereço URL ou na barra abaixo.
  • Desconfie de e-mails de restituição de palavra-passe, especialmente quando os volumes de tráfego online estão em altas, como acontece em Novembro, com os eventos relacionados com as compras online. Se receber um e-mail de reset de palavra-passe sem ter pedido, visite sempre o website diretamente (nunca clicando em links) e altere a sua palavra-passe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here