16 C
Angola
Sábado, Março 7, 2026
Início Inteligência Artificial Primeiro jornal gerado por inteligência artificial publicado em Itália

Primeiro jornal gerado por inteligência artificial publicado em Itália

Um jornal italiano diz ser o primeiro a publicar uma edição inteiramente gerada por inteligência artificial (IA), uma experiência destinada, segundo o seu diretor, a "revitalizar o jornalismo, não a matá-lo", avança hoje a France Presse (AFP).

1318

O jornal IL Foglio, um diário com uma tiragem de cerca de 29.000 exemplares, afirma ser o primeiro jornal do mundo a imprimir edições inteiras criadas com recurso à IA, uma tecnologia emergente que está a mudar a forma como as redações funcionam, revela a AFP.NotíciaCada edição de quatro páginas gerada com inteligência artificial inclui cerca de 22 artigos, desde política a finanças, bem como três editoriais.

Em termos práticos, os cerca de 20 jornalistas do jornal pedem ao ‘chatbot’ ChatGPT da OpenAI que escreva um artigo sobre um determinado assunto e com um determinado tom e a ferramenta produz o texto utilizando informações recolhidas na internet.

Entre os artigos escritos pela IA esta semana estão uma análise dos discursos da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, um editorial sobre o telefonema entre Donald Trump e Vladimir Putin e um artigo sobre moda.

O director do jornal, Cláudio Cerasa referiu que o objetivo é “testar e compreender os limites da inteligência artificial, mas também as suas oportunidades. As fronteiras que devem ser ultrapassadas e as que não podem”.

O director explicou ainda que o artigo pedido à ferramenta da IA deve seguir as normas do jornal e “se houver demasiados erros, mudamos o artigo, se houver poucos, deixamo-los, porque queremos mostrar onde estão os limites. Não é uma questão de beleza”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui