Problemas com vírus na pendrive? Saiba como recuperar os seus arquivos

979

Lock-Wooden-USB-Pen-DriveEm África está montada a maior fortaleza do Windows XP, um sistema operativo com mais de 10 anos, portanto, não tão seguro como a maioria da população imagina.

Durante esses anos que o Windows XP vai dominando em África, surgiu o Vista (esqueça que leu isso aqui, não se volta  a falar desse sistema operativo), o Windows 7 (o maior acerto da Microsoft nos últimos anos) e temos à esquina o Windows 8. Depois de “ piratas ” terem feito tudo o que quiseram no Windows XP, a Microsoft decidiu aumentar a segurança nas versões que se seguiram. Deu certo, até certo ponto…

Para os usuários do XP, principalmente, pendrives (vou usar essa expressão, pois tenho dificuldades em dizer: disco amovível) têm sido alvo de infecções constantes, fazendo com que documentos e pastas sejam transformados em atalhos, um pesadelo para  a maior parte dos usuários comuns. Se isso já aconteceu consigo, fique atento e descubra como evitar.

Método 1 – Linha de comandos

Não se assustem, não danificarão os vossos computadores e os passos até são simples:

  • Clique em “Menu Iniciar” –> “Todos Programas” –> “Acessórios” –> “Linha de Comandos”
  • Em seguida, insira o seguinte comando:

attrib -s -h -r f:/*.* /s /d

O que esse comando faz, é mudar os atributos de todas as pastas e ficheiros. Isto é necessário porque esses vírus ocultas as pastas e ficheiros, cria atalhos com os mesmos nomes e encaminha o usuário para outros ficheiros infectados ou executa comandos que prejudicam o funcionamento do sistema operativo.

Atenção: onde aparece “ f: / “ é a referência da unidade da pendrive em questão. Abra o “Meu computador” e verifique que letra foi atribuída, geralmente é a “ f

Método 2 – Executar o ficheiro batch

Para os que têm alergia à linha de comandos, criamos um ficheiro batch , um atalho que executa um determinado código sem que haja necessidade do usuário abrir a linha de comandos.

Faça o . Descompacte e execute. Lembre-se que para esse método funcionar, a pendrive deverá estar designada como unidade “ f:/

Abra a sua pendrive e verificará que os seus arquivos foram recuperados, em seguida use um antivírus para fazer uma verificação a sua pendrive.

[Créditos da Imagem]: Hackerstrogen