Projecto mostra como aviões podem ser pilotados com o poder da mente

0
1577

Avião pilotado por ondas cerebrais

Mais uma notícia que merece a etiqueta “Acredite se puder”.

O projecto BrainFlight (voo pelo cérebro) pretende provar que uma pessoa consegue pilotar um avião através da actividade dos neurónios,com uma precisão impressionante.

Para realizar essa tarefa a União Europeia providenciou um financiamento de 600 mil euros, para que 4 organizações trabalhassem em conjunto para concretiza-la. De entre essas organizações, destacamos duas de Portugal,  TEKEVER e Fundação Champalimaud (Portugal) que trabalham em parceria com a Eagle Science (Holanda) e Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

O projecto foi lançado há dois anos e para mostrar o sucesso da pesquisa, um vídeo demonstrativo foi disponibilizado:

Qual é a ciência por trás dessa “magia”?

A resposta chega a ser simples: processamento de sinais. O cérebro emite ondas que são medidas por um electroencefalograma, assim são registadas a actividades eléctricas do cérebro, criadas por impulsos nervosos. Quando pensamos em fazer alguma coisa, é gerado um impulso. O que as instituições de pesquisa têm feito é criar de um algoritmo para decifrar os potenciais eléctricos e convertê-los em comandos de controlo.

Quando essa pesquisa for aprimorada, a tecnologia poderá ser usada em muitos outros ramos. Mas, pelo que podemos ver no vídeo, é apenas uma questão de tempo.

E vocês, acham que essa tecnologia poderá ser benéfica?

[Fonte]: Público

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui