Qualcomn revoluciona a forma rápida de carregar os telefones

113

3d illustration of a glowing blue Qualcomm logo sitting on top of a glossy microchip

Quando falamos sobre carregar rápido a bateria dos telefones, nos vem logo a cabeça a lider do mercado Qualcomn, uma posição que eles pretendem ficar por muito tempo. Neste momento a forma de carregar rápido (Quick Charge) da Qualcomn é compatível com mais de 100 smartphones, e aproximadamente 300 acessórios com as mesmas funções.

A indústria dos dispositivos móveis começou a distanciar-se dos microUSB, para dar lugar ao USB-C que é muito mais versátil e a Qualcomn aproveitou isto para não ficar atrás. O carregamento rápido “Quick Charge” versão 4.0 é compatível com o USB-C e com USB-PD.

A segunda parte significativa, foi que a própria Google recomendou aos produtores para distanciarem-se de modelos que não funcionavam com o USB-C, como era a versão anterior do Quick Charge. Eles foram incentivados a se concentrarem no modelo padrão USB-PD. A Qualcomn introduziu este novo padrão de carregamento rápido no novo lançamento, assim sendo o problema que a Google tinha indicado ficara esquecido na historia rapidamente.

A Qualcomn não esta apenas a usar o modelo de USB-PD para fornecer energia aos telefones, eles estão a utilizar também uma tecnologia paralela, Dual Charge, projectada para carregar um smartphone 20% mais rápido e com uma eficiência de 30% mais rápida em comparação com o Quick Charge 3.0. Isso quer dizer que com apenas 5 minutos de carregamento os utilizadores poderão utilizar o seu smartphone durante 5 horas, assim como mostra o androidcentral.com.

A quarta versão do Quick Charge utiliza um algoritmo sofisticado para gerir melhor a energia. Este algoritmo monitoriza em tempo real a temperatura, voltagem (tensão) e corrente para proteger a bateria, os cabos, conectores e todo o sistema. Este método irá evitar que as baterias não serão sobrecarregadas e evitará acidentes, tais como os acidentes que vimos nos Note 7.