[Resumo] Meet.Us() o evento que reuniu programadores angolanos

0
1957
Oradores do MeetUS
Oradores: Sousa Gaspar – Patrício dos Santos – Keven Chantre – Dizando Norton

O dia 13 de Setembro foi marcado pelo evento Meet.Us(), o encontro de programadores angolanos. A actividade foi realizada no Instituto Superior Metropolitano e a organização foi responsabilidade da comunidade Angodev. Os programadores (e entusiastas) puderam estar reunidos e trocar experiências. Se não esteve presente, fique atento para saber tudo o que se passou.

1º orador: Sousa Gaspar , com o tema “ORM com PHP do jeito certo

O orador explicou sobre ORM (Object Relational Mapper), uma técnica de mapeamento de objecto relacional que permite fazer uma relação dos objetos com os dados que os mesmos representam. O foco da apresentação foi fazer do modo certo e não apenas fazer para funcionar. Foi possível receber noções de boas práticas ao trabalhar com PHP.

2º orador: Dizando Norton , com o tema “Comunidade de desenvolvedores

Sozinhos podemos conseguir chegar ao topo, mas em conjunto podemos chegar lá muito mais rapidamente. É com esse espírito que o orador mostrou o que é uma comunidade, os tipos de comunidades (virtuais) existentes em Angola, apresentando também casos de sucesso. Focou também nas vantagens de trabalhar em comunidades e apontou formas de desenvolver mais as comunidades em Angola para que possamos ganhar mais espaço até à nível internacional.

3º orador: Keven Chantre , com o tema “O processo de desenvolvimento de jogos electrónicos

Quem pensava que para desenvolver um jogo bastava saber alguma linguagem de programação e partir para a acção, teve uma pequena surpresa. O orador mostrou o que é preciso para entrar para esse mundo dos jogos electrónicos, explicando que é necessário ter uma equipe que possa trabalhar na parte gráfica, ter ideias inovadoras e muita paciência e foco para desenvolver os jogos. O orador mostrou como dar os primeiros passos na concepção de um jogo electrónico.

4º orador: Patrício dos Santos , com o tema “Git – A ferramenta indispensável para qualquer desenvolvedor

Se é desenvolvedor e já perdeu um projecto porque não fez backup, então perdeu uma grande palestra. Se trabalha em grupo e precisa de fazer controle de versões, também perdeu uma grande palestra. O orador mostrou como o Git pode resolver as situações mencionadas no início. Com demonstrações práticas de como instalar/configurar/utilizar o Git o orador esclareceu a plateia sobre a utilidade dessa ferramenta disponível para todas as plataformas tradicionais.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here