[Rumores]: Bluetooth 5 Chega no final do ano

0
1218

20160210-bluetooth-logo-100644214-large

Segundo as últimas noticias do PC World, uma nova versão Bluetooth 5 está próximo de chegar ao público. O novo protocolo de tecnologia sem fio vai chegar aos mais diversos tipos de dispositivos até no final do ano.

Bluetooth versão 5 vai poder atingir impressionantes 400 metros, com alcance quatro vezes maior e uma velocidade duas vezes mais rápida que a versão actual que o Bluetooth 4.2. Vai ser possível parear periféricos sem que eles sejam sequer vistos, mas numa distância aberta e livre de obstáculos.

Chuck Sabin, director de estratégia de negócios para o Bluetooth-Especial Interest Group, órgão que define os padrões da tecnologia disse que o Bluetooth 5 vai contar com uma taxa de transferência de 2 Mbps e os aparelhos compatíveis com o Bluetooth 5 poderão aderir rapidamente à tecnologia, tão logo ela seja lançada.

A nova versão vai poder ainda começar a transmitir dados de um para vários dispositivos, um recurso de mensagem chamado um-para-muitos. Bluetooth 5 entra numa competição com tecnologias sem fios que já se encontram no mercado como o caso ZigBee e Wi-Fi. A tecnologia melhorou bastante desde a sua primeira versão até ao mais recente e tem vindo a trazer mudanças no seio dos dispositivos, que agora é considerada a central de internet das coisas.

Caso o Bluetooth 5 seja lançado ainda este ano, teremos aparelhos com os primeiros periféricos certificados com a tecnologia sem fio a surgir brevemente. Segundo as últimas informações os recursos da novidade incluem mais riqueza no envio de dados, incluindo informações sobre localização, URLs e até mesmo arquivos multimédia.

Esperemos que a nova versão do Bluetooth, chegue ao mercado rapidamente. Hoje em dia esse protocolo tem sido bastante útil para muitos de nós, permitindo que possamos ouvir músicas que estão nos nossos smarphones conectando-o com aparelhos de casa ou mesmo em nossas viaturas. Será ainda muito benéfico se trouxer todas essas mudanças que foram citadas, sabemos que as expectativas são grandes, mas nada melhor do que aguardamos o seu lançamento oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here