SSD vs HDD, faça a sua escolha!

0
3819

A Samsung lançou a SSD T3 uma memória externa com várias  capacidades, o Post de hoje serve para lançar uma luz sobre as diferenças entre as memórias SSD e HDD.

O que é uma memória SSD (Solid State Drive) ?

Nos dias de hoje estamos muito familiarizados com o conceito de Pen drive e das suas capacidades assim sendo podemos pensar  que uma memória SSD é como se fosse uma pen drive de alto padrão, e tal como as pen drives não existem partes móveis logo a informação é gravada em microchips. Inversamente, uma memória HDD (por nós vulgarmente conhecida como “Disco Duro” ou “HD”)  possui um braço mecânico que lê e grava informação em um disco de armazenamento, essa diferença torna a memória SSD mais rápida que a HDD.

As Memórias SSD utilizam um tipo de memória anão volátil, o que significa que se pode desligar o disco que a informação ficará guardada por até 200 anos, uma memória SSD não possui um braço mecânico para gravar e ler dados, possui em vez disso um processador embutido(ou cérebro) que controla a forma com as informações são lidas ou gravadas.

O que é uma memória HDD?

HDD (Hard Disk Drives), foram introduzidos pela IBM em 1956 – sim é tecnologia de mais de 50 anos, memórias HDD usam magnetismo para armazenar dados em um disco rotativo havendo um braço mecânico que lê e grava os dados, quanto mais rápido o disco gira mais rápido o seu desempenho se torna, memórias HDD actuais possuem uma rotação entre 5400 RPM (Rotações por Minuto) ou 7200RPM.

A maior vantagem de da memória HDD é que ela é capaz de armazenar uma quantidade maior de dados de forma barata porque as memórias SSD muito embora a situação actual esteja a mudar ainda são muito caras.No que toca a aparência, por fora parecem iguais especialmente na interface SATA.

 

Agora vamos a uma pequena comparação, desde já adianto que a decisão final é sua.

SSD Vs HDD Comparação

Dispositivo Memória SSD (Solid State Drive) Memória HDD (Hard Disk Drive)
Consumo de Energia / Gasto de batéria Menor consumo de energia, Maior consumo de energia entre  6 – 7 watts logo gasta mais da bateria caso use um portátil.
Custo Cara, na minha opinião influencia muito no preço final dos produtos que possuem este tipo de memória Mais barata tendo em conta os custos de fabrico.
Capacidade Nos últimos tempos podemos encontrar SSDs em até 2T de capacidade  500GB,  2TB, 6TB.
Arranque do SO(Sistema operativo) Por volt de 10-13 segundos Por volta de 30-40
Barulho Não há partes móveis, logo não há barulho Som de clicks e giro do disco facilmente perceptíveis
Vibração Não há vibração porque não existem partes móveis. O giro dos discos pode causar vibração
Aquecimento Baixo consumo de energia e sem partes móveis resulta em menos aquecimento HDDs não aquecem muito mas a quantidade é maior que as SSDs devido as partes móveis e maior consumo de energia
Velocidade de Leitura / Gravação de dados Geralmente acima dos 200 MB/s até 550 MB/s para as  mais avançadas O Alcance está entre 50 – 120MB/s
Encriptação Full Disk Encryption (FDE) Encriptação completa do disco em alguns modelos Full Disk Encryption (FDE) Encriptação completa do disco em alguns modelos
Velocidade de abertura de Ficheiros Até  30% mais rápidas que em HDDs Mais lentas que as SSDs
Magnetismo Uma SSD está segura dos efeitos de Magnetismo Geradores de Magnetismo podem apagar os dados (Se for a bancos e for usuário de um dispositivo com memória HDD, tenha cuidado na hora das revistas e afaste o dispositivo do equipamento de detecção de metal)

A escolha final é sua, Até já com mais novidades.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here