Telemóvel não deve carregar toda a noite? Eis três mitos sobre baterias

Alguns receios dos utilizadores vêm desde os primeiros telemóveis da década de 1990, mas a maior parte já foi tecnologicamente superado.

1311

Estamos no final de 2023 e há mitos da década de 1990, que afetavam as baterias de níquel-cádmio, utilizadas nos primeiros telemóveis, que continuam a arrastar-se pelo tempo, apesar de não fazerem sentido, uma vez que já foram tecnologicamente superados.

Eis alguns exemplos:

É prejudicial deixar o telemóvel carregado a noite toda?

Ao contrário do que muitos utilizadores pensam, não há problema em deixar os smartphones carregarem toda a noite, uma vez que as empresas incorporaram sistemas nos dispositivos que protegem a bateria de possíveis sobrecargas.

Não se deve usar carregadores sem fios

Este é outro mito. Ao El País, um especialista da empresa de reparos Europa 3G garantiu que os carregamentos sem fios não afetam a saúde da bateria dos telemóveis, desde que o carregador seja homologado pelo fabricante, uma vez que é um “carregamento de baixa velocidade”. “O que temos sempre de verificar é a qualidade do carregador sem fios e garantir que o smartphone não aquece excessivamente”, realçou José Hernández.

Só posso utilizar o cabo oficial para carregar o meu telemóvel?

Segundo o mesmo especialista, consultado pelo El País, “um carregador não oficial não danifica necessariamente o nosso telemóvel”. Contudo, “há vários aspetos críticos a considerar”.

“É crucial escolher um carregador de uma empresa fiável, pois estes passam por rigorosos controlos de qualidade e muitas vezes incorporam medidas de segurança para evitar sobrecarga ou sobreaquecimento”, começou por explicar José Hernández sobre este assunto.

É necessário ter também em conta a se a voltagem e os amperes são adequados ao nosso aparelho. “Usar um carregador com especificidades diferentes das recomendadas pelo fabricante do telemóvel pode, aí sim, ser prejudicial”, disse o espanhol, recordando que a seleção do cabo USB também desempenha um papel vital na vida útil da bateria dos telemóveis, uma vez que “usar um cabo de baixa qualidade pode resultar no fornecimento de energia deficiente e até causar ferimentos no utilizador se se partir”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui