Ex-CEO da OpenAI, fabricante do ChatGPT é contratado pela Microsoft

1725

A Microsoft anunciou nesta 2ª-feira (20.nov.2023) a contratação de Sam Altman, co-fundador da OpenAI, fabricante do ChatGPT. Foi demitido na 6ª-feira (17.nov.2023) pelo Conselho de Administração sob a justificativa de que não havia mais confiança na sua capacidade de “continuar a liderar”.

“Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso cronograma de produtos, na nossa habilidade de inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite, e para continuar o apoio a nossos consumidores e parceiros. Aguardamos para conhecer Emmeth Shear [novo CEO] e a nova liderança da OAI para trabalhamos com eles”, afirmou Satya Nadella no X (antigo Twitter). Por fim, ainda revelou que a empresa estaria “animada” para anunciar a chegada de Altman e Brockman.

Apontado com articulador da demissão de Altman, Ilya Sutskever, deve assumir a presidência do conselho da empresa. Esse fato deve dificultar a vida dos apoiadores remanescentes de Altman.

A história se repete

A reestruturação abrupta na OpenAI reflete um dos contos mais antigos do Vale do Silício: a rutura entre um fundador e o seu conselho. Altman expressou a aliados que, se retornasse, desejava um novo conselho e estrutura de governança.

Os dias após a demissão de Altman foram marcados por explicações divergentes sobre o motivo da demissão. Segundo o Wall Street Journal, o conselho afirmou que a falta de franqueza de Altman foi um fator para a sua remoção.

Juntamente com as divergências sobre estratégia, os membros do conselho também contestaram as ambições empreendedoras de Altman. O ex-CEO estava em busca de levantar dezenas de bilhões de dólares de fundos soberanos do Oriente Médio para criar uma startup de chips de IA para competir com processadores fabricados pela Nvidia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui