Ubuntu terá mudanças no design do instalador

0
1337

Em Fevereiro de 2021 circularam as primeiras imagens do novo instalador do Ubuntu. Agora, a Canonical partilhou mais detalhes sobre o instalador de uma das distribuições linux mais utilizadas.

Dá para notar que a nova instalação do Ubuntu pretende dar um ar mais amigável e funcional, mas há também questões técnicas, segundo a Caconical (publicadora oficial do Ubuntu), com o passar dos anos a manutenção do instalador actual torna-se mais complexa.

Pelas imagens reveladas, dá para confirmar o visual mais limpo e moderno, a Canonical usou o Flutter, kit de desenvolvimento de interface mantido pelo Google e de código aberto (como não podia deixar de ser), para implementar este novo instalador.

O início do processo de instalação não tem novidades. O usuário se depara com uma página de boas-vindas e seleciona um idioma. Na sequência, o instalador mostra as opções de instalar ou experimentar a distribuição ou, ainda, de reparar uma instalação já existente — eis um dos novos recursos.

A nova ferramenta de configuração inclui um punhado de novas funcionalidades não disponíveis no instalador Ubiquity, incluindo uma nova opção ‘Reparar instalação‘. Encontramos também novas opções de páginas para desactivar o Secure Boot, RTS, e BitLocker, bem como uma página para testar a integração no Active Directory (quando aplicável).

Veja mais algumas imagens disponibilizadas pela Canonical:

Os detalhes estão disponíveis no site da Canonical.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here