Uíge: governador reafirma aposta na digitalização dos serviços

517

O governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reafirmou, nesta sexta-feira, a implementação do programa de digitalização dos serviços das administrações municipais e das instituições de ensino da região.

O governante reiterou o facto na abertura do I Fórum de Governança da Internet na Província do Uíge, que decorre sob o lema “Promover a harmonia digital e responsabilidade online”, numa iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).

Disse que o programa está a ser implementado com o Gabinete Provincial da Educação local, tendo começado nas escolas do I ciclo de ensino, para permitir o acesso à internet e sistema de gestão escolar aos alunos.

“Um dos desafios que nós temos é digitalizar, cada vez mais, os nossos serviços, e esse desafio começou a ser abraçado pelas nossas escolas”, disse o governador.

Para o seu cumprimento, o governo local definiu um período para que o programa de acesso à internet e ao sistema de gestão escolar atinja a cobertura de todas as escolas da região.

Por sua vez, o diretor-geral do INFOSI, André Pedro, referiu que o I Fórum de Governança da Internet defende a necessidade de se continuar a regular a presença do uso de internet no seio das famílias.

Por essa razão, destacou a necessidade de as instituições de ensino geral e superior juntarem-se às iniciativas de realização mensal de palestras sobre temáticas de governança de internet e novas tecnologias de informação.

O responsável anunciou a realização do II Fórum Nacional sobre Governança da Internet em fevereiro de 2025, em Luanda, evento que vai contar com preletores da província do Uíge.

Sobre o encontro provincial, que decorreu sob o lema “Promover a harmonia digital e responsabilidade online”, disse que visa refletir sobre a importância da internet na sociedade moderna e o seu uso responsável e inclusivo.

No encontro foram discutidos, em mesa redonda, temas sobre “O impacto da inteligência artificial na sociedade moderna”, “Importância da internet na sociedade moderna e uso responsável e inclusivo”, os desafios da inclusão digital e o acesso às tecnologias de informação para a província e a internet-segura: Desafios da segurança e privacidade na vida digital.

O I Fórum de governança da Internet na Província do Uíge, sendo realizado nos períodos da manhã e tarde da passada sexta-feira, contou com a participação de membros do governo provincial local, académicos, estudantes, políticos, entre outros convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui