Vodafone confirma o fim da rede 3G em Portugal

1882

A Vodafone confirmou que, a partir de julho de 2024, vai começar progressivamente a desligar o sinal 3G da sua rede. A empresa sublinha que está medida vai ajudar a dar “um passo importante para reforçar o acesso dos Clientes no País a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras”.

Segundo a empresa, esta medida vai permitir responder às necessidades dos consumidores a nível do uso de dados, aproveitando o sinal das frequências usadas pelo 3G para melhorar as existentes 4G e 5G. A empresa sublinha que “com esta atualização, que beneficia a digitalização do País, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência.”

A empresa acredita que a maioria dos clientes não será afetado por este processo, uma vez que já se encontram em dispositivos e cartões SIM compatíveis com as mais recentes redes. No entanto, para os clientes que não se encontrem nesta situação, serão atempadamente contactados pela Vodafone e terão um período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja atualizando o seu equipamento ou o cartão SIM.

O 3G, de que a Vodafone foi pioneira no lançamento em Portugal em 2004, ajudou a concretizar uma revolução no seu tempo, ao permitir o acesso à internet móvel mais rápida e a streaming de vídeo no telemóvel, por exemplo. Mas, nos últimos anos, reduziu substancialmente o seu peso no tráfego global de dados, que hoje é diminuto. Além disso, os equipamentos de rede que permitem o seu funcionamento são hoje energeticamente menos eficientes, pelo que a sua modernização e substituição terá um impacto ambiental positivo

O encerramento da rede 3G em Portugal segue-se a movimentos semelhantes levados a cabo pela Vodafone em mercados como Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Reino Unido ou Irlanda, que se inserem numa tendência mundial de descontinuar tecnologias mais antigas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui