Bizarro: um Wearable movido a Urina!

0
2012

Wearables literalmente “Vestíveis”, são dispositivos electrónicos pequenos ou leves suficiente para ser levados ao corpo.

wearable_urina

Nos últimos tempos temos visto óculos inteligentes, relógios inteligentes, camisas inteligentes… o que falta? Como mostra a imagem acima, um par de meias embebidas com células de combustível microbianas (MFCs = Miniaturised microbial fuel cells), funcionando com urina bombeada através dos passos do usuário conseguiu fazer funcionar um transmissor wireless(sem-fios) para transmitir um sinal a um PC, este é o primeiro sistema auto-suficiente  movido a um gerador de energia vestível, baseado em tecnologia de célula de combustível microbiana.

De uma forma simples, o caminhar do utilizador irá pressionar os tubos colocados nos calcanhares das meias que asseguram a circulação de fluídos suficientes para alimentar o sistema de uma placa de transmissão sem-fios. Este sistema foi capaz de enviar com sucesso uma mensagem a cada dois minutos para o módulo receptor, controlado por computador.

Em suma este trabalho abre possibilidades no que toca ao uso de resíduos  para alimentar electrónicos wearables.  Células de combustível microbianas Microbial fuel cells (MFCs) usam bactérias para gerar electricidade a partir de resíduos de fluidos. Elas ligam-se a energia bioquímica usada para crescimento microbiano e convertem-na directamente em electricidade.

Esta Tecnologia pode ser um novo marco no que toca a dependência de combustíveis fosseis tornando-a assim uma alternativa “mais verde”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui