[WWDC] Quais são as novidades do iOS 8 ?

0
1636

ios-8-mensagens

Depois de ficarmos a saber o que seria a nova imagem do sistema operativo para Macs, o OSX 10.10 Yosemite, chegou a vez do sistema operativo para dispositivos móveis, o iOS 8.

Notificações interactivas

Os dispositivos com iOS 8 agora permitem que você responda directamente às mensagens a partir centro de notificações, uma funcionalidade muito popular nos dispositivos com Android. Essa funcionalidade não será exclusiva para os aplicativos da Apple , por exemplo, poderemos dar um “Like ” no Facebook directamente na área de notificações. Uma mudança de peso é a possibilidade de adicionar widgets de terceiros para o centro de notificações.

ios-8-contatos

O ecrã multitarefa, que no iOS 7 apresenta os aplicativos abertos recentemente, foi reformulada e passará a apresentar os contactos favoritos, tornando assim possível fazer uma ligação, enviar um SMS ou conversar por FaceTime com um simples clique.

Mensagens com áudio e vídeo

Segunda a Apple, o aplicativo “Mensagens” é o mais usado no iOS , e no iOS 8 ele recebeu toda atenção possível. O aplicativo permitirá a troca de mensagens de áudio e de vídeo, mensagens que se auto-destroem (como é o caso do Snapchat) , compartilhamento de localização temporária , entre outras características.

ios-8-teclado

Teclados para todos os gostos

A Apple trabalhou num novo teclado preditivo. Ele oferece sugestões de auto-completar mais inteligentes , dando-lhe uma escolha de várias palavras e frases com base no contexto e no seu histórico de digitação completo. Este novo recurso, foi apelidado de QuickType.

Mas se for daqueles que gosta de um teclado específico, a Apple finalmente  permitirá que os utilizadores instalem e teclados de terceiros.

ios-8-swype

Widgets para todo mundo

Com essa novidade, os widgets serão exibidos na central de notificações. Quando instalarmos um aplicativo que suporte essa novidade, a central de notificações avisará que “um novo widget está disponível” e permitirá que seja adicionado.

ios-8-widgets-2

Healthkit, o autêntico “centro de saúde”

Com o iOS 8 chega também o HealthKit , um aplicativo para monitoramento de dados de saúde e fitness. O HealthKit funcionará como um agregador, onde os proprietários do iPhone podem verificar indicadores de saúde importantes. Esse aplicativo será  integrado com aplicativos e instituições de terceiros, incluindo Nike e da Clínica Mayo (boas notícias apenas para quem vive nos EUA)

Healthkit

Partilha de família

Compartilhamento Familiar é um novo recurso que permitirá que até seis membros de uma família compartilhar compras do iTunes através de dispositivos , desde que cada conta está ligada ao mesmo cartão de crédito . Um recurso interessante é que a partilha de família permite que os pais aprovem ou neguem as compras feitas em dispositivos das suas crianças , tornando mais difícil para as crianças fazer compras sem autorização dos pais.

Compartilhamento Familiar

Partilha entre aplicativos

Aplicativos de terceiros poderão ser incluídos no ecrã compartilhamento, permitindo que você envie facilmente uma foto para o Pinterest, por exemplo ( mais uma vez, tal como acontece naquele outros sistema operativo que conhecemos bem). Anteriormente esse recurso era exclusivo para o Twitter, Facebook e Mail.

Ainda no espírito de partilha, o Touch ID, sensor de impressões digitais do iPhone 5s, foi disponibilizado para os desenvolvedores: agora servirá para acessar dados em aplicativos de terceiros, como gerenciadores de senhas.

Partilha de dados para apps de terceiros

Disponibilidade

A versão beta iOS 8 estará disponível para os desenvolvedores a partir de hoje. A versão final é esperada no mês de Setembro. Abaixo fica a lista com os dispositivos compatíveis com o iOS 8. Donos do iPhone 4, podem perder a esperança.

ios-8-compatibilidade

[Via]: Apple || The Verge ||

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here