[WWDC] Apple introduz o Swift, a nova linguagem de programação

1
1420

IMG_0036

A Apple realmente decidiu agradar todos os seus seguidores na versão 2014 do WWDC, além da apresentação do novo Mac OS e do tão esperado iOS 8 a gigante ainda revelou uma carta na manga para os desenvolvedores de software: O Swift, a nova linguagem de programação.

Para os desenvolvedores que esperam sempre algo novo, este ano já estava a correr bem visto que o Facebook lançou a linguagem de programação denominada Hack, mas eis que a Apple decide acrescentar mais “feijão à feijoada” com o Swift uma linguagem de programação que visa facilitar aos desenvolvedores de softwares para as plataformas iOS e Mac OS.

A Apple até o momento tinha como linguagem padrão para desenvolvimento de apps para as suas plataformas o Objective C, linguagem de programação derivada da linguagem C mas com o Swift é totalmente diferente visto que a  Apple projectou-a eliminando qualquer dependências do C ou do Objective C. Um exemplo dessa diferença é o compilador que determina o tipo de variável, assim como acontece em muitas linguagens de scripts. O Swift fornece também recursos modernos semelhantes aos encontrados em C++ e Java, como namespaces bem definidos e sobrecarga ou overloading de operadores.

A Apple mostrou diversos casos em que a implementação de um algoritmo em Swift 1,3 vezes mais rápido em comparação com o mesmo código implementado em Objective C. Também foi demonstrado um playground onde o código é compilado enquanto é digitado e o resultado era exibido em um painel separado da janela de edição. Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que os desenvolvedores testem fragmentos de código sem ter que recompilar todo projeto.

O Swift estará disponível na próxima versão do Xcode e para aqueles que ainda se questionam sobre a criação desta linguagem, seria interessante entrarem um pouco no mundo Apple onde simplicidade e performance são duas palavras chaves. Simplicidade porque esta linguagem deixou de lado a semelhança do C e adoptou alguns recursos modernos de outras linguagens que visam facilitar o desenvolvimento de softwares e performance porque sem duvidas porque a plataforma iOS é um SO para ambiente mobile e quanto mais rápido o app for melhor para a experiência do utilizadores.

Fonte: Arstechnica

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here