[Angola] Primeiras impressões à rede 4G LTE da Unitel e os seus 12 Mbit/s

17
3245

Durante a semana passada eu e outro colunista do Menos Fios viciado em testes, tivemos a oportunidade de conferir a comercialização (ou não) dos cartões SIM compatíveis com a rede 4G da Unitel.

A resposta foi positiva, os cartões estão a ser comercializados ao preço padrão: 720 AKZ.

Restava saber se funcionava. O meu cartão nem foi aberto ainda, por um simples detalhe, não tenho um dispositivo 4G para testar. A questão que não quer calar: “que espécie de idiota compra um SIM 4G sem antes ter um dispositivo para testar”? A resposta: idiotas do meu tipo. Fail. Se servir de consolo, comprei para confirmar se estavam a vender e para garantir que teria o meu, caso acabassem ou a Unitel parasse com as vendas do SIM 4G.

Mas vamos ao que interessa, as primeiras impressões, velocidade e afins…

O mais novo membro da equipe MF foi o responsável por isso (consideremos isso um baptismo), sim, bem vindo ao team, Jordão Neto, ou seja, J Killa!

Dos testes feitos em várias artérias da cidade capital, Luanda, exibimos aqui o resultado mais satisfatório, obtido na área de Talatona. Lembrando que essa rede só está activa na cidade de Luanda.

Unitel 4G Teste Menos Fios

 

12,23 Mbit/s para uma rede 4G, ainda não é impressionante, mas veremos se a Unitel melhora, tanto a cobertura como a velocidade.

Em termos comparativos, a Movicel conseguiu 32 Mbit/s em Cabinda, na fase de testes, com informações não oficiais que alegam ter atingido velocidades que rondam os 50 Mbit/s (espero bem que sim).

Quanto aos preços, isso é assunto para outro artigo, não tenham pressa…

17 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou interessado em adquirir um cartão SIM conpatível com a rede 4G, visto que estou usando
    Um iPhone 5.

  2. Bom artigo.
    Um pormenor: porquê que no printscreen do teste feito aparece como rede do iPhone ou iPad (?) a Movicel ao invés de UNITEL?

    Qual o resultado escolhendo um servidor fora de angola, no speedtest.net?

    Cptos

    • Saudações Jorge,

      Aparece Movicel porque esse era o Chip que estava no phone. A rede (dados) activa era a Wi-fi, usando o Router 4G da Unitel, disponível nas lojas.

      Quanto ao teste com um servidor fora de Angola, teremos de faze-lo.

      Obrigado pela sugestão e volte sempre 🙂

      • Com certeza, frequentarei com mais regularidade, principalmente quando se tratar de matérias sobre as telecomunicações em Angola.

        Cptos,

  3. Olá brothers dos MF!!! Antes quero dizer-vos que gosto do vosso trabalho.
    Mas neste artigo sobre os testes feitos na rede 4G LTE da Unitel, acredito (é uma crítica) haver um erro da vossa parte. Na imagem que postaram a rede que aparece é movicel. Mas acredito que vocês conectaram-se a uma hotspot como mostra a imagem e talvez atingiram essa velocidade por este motivo. Que tal fazerem o teste directamente de dispositivo 4G???

  4. Olá Cognitivo. Não sei se se trata de uma nova onda isso de as empresas de telefonia neste país lançarem produtos sem os publicitarem mas (sem pressas) já é possível dizer-nos finalmente quanto custam os planos de 4G da Unitel? A empresa, uma das primeiras do mundo a usar este tipo de tecnologia, continua a não ter uma única linha sobre o 4G no seu website!!! Muito estranho…

    • Saudações AWS,

      É uma falha da Unitel não deixar isso claro no seu site e nos seus postos de venda, já passei em alguns e recebi informações diferentes.

      No dia do lançamento, a Unitel disser que teria 2 planos:
      – Para Telemóveis – 4GB
      – Para PCs(Tablets) – 30 GB + 30 GB(tráfego durante a madrugada)

      Neste momento, está disponível o Router 4G e os cartões SIM, cuja activação depende dos técnicos da Unitel (ou seja, o SIM é o mesmo, a Unitel tem de activar a “configuração 4G”).

  5. Cognitivo,
    obrigado pelas dicas! Quanto aos cartões SIM, a informação que tenho (de alguém do Departamento de Marketing da Unitel) é a de que é necessário um novo cartão. Aparentemente, segundo a minha fonte, o ‘velho’ cartão não tem capacidade tecnológica para funcionar com o 4G. Quem quiser manter o mesmo número, deve pedir uma segunda via. Mas precisa de um novo cartão. A si parecem ter dito algo diferente. Quanto aos preços dos planos, o que é que nos pode dizer? Obrigado.

  6. Preços da internet de 4G da Unitel:

    No telemóvel (plano mais caro):
    Plano 5Gb (1250 UTT) Kz 9000

    Em casa:
    Router Kz 30000

    Os dois planos mais caros:
    Plano 15Gb+15Gb (2500 UTT) Kz 18000*
    Plano 30Gb+30Gb (5000 UTT) Kz 36000*

    *Os Gb’s adicionais são para serem usados entre as 02h00 e as 07h00.

    30Gb por Kz 18000 não me parece lá muito caro. Agora só falta saber se a velocidade é mesmo de 10 – 12Mbps. Mesmo menos de metade desse valor é uma boa velocidade para surfar em qualquer parte do mundo!

    • Amanhã sairá um artigo sobre a velocidade da rede… boas notícias à caminho.

      PS: O Router está a ser vendido pelo dobro desse preço.
      E os 30 GB são um pouco “adaptados”. Quantas pessoas ficarão acordadas das 2h às 7h? Ainda assim, 15 GB + (extra) já é óptimo.

  7. Caros,

    Tenho um router 4G desbloqueado onde coloquei um cartão 4G da Unitel Estou no centro de Luanda (Liga Africana), mas o router só está a apanhar rede 3G. O tarifário que comprei foi o de 5GB para 60 dias. Alguém sabe se preciso de fazer alguma configuração especial? Obrigado.

    • Primeiro podia dar a narca/modelo do Router?

      Depois terá de confirmar se realmente o serviço 4G está activo no cartão SIM e por último, ver as configurações do Router para certificar-se que a opção 4G está activa..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here