Cientistas Escoceses pretendem recriar um buraco negro. Efeito 2012?

1
4087

image

Numa rápida visita à enciclopédia “virtual livre”, podemos obter a seguinte definição:

De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria maciça e altamente compacta.

Bom, depois dessa definição clara assustadora, nenhum ser humano tentaria criar uma coisa do género, certo? Errado!

Um grupo de cientistas escoceses, financiados pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), decidiu simular um buraco negro no laboratório. Essa proeza custará cerca de três milhões de euros.

A questão que se põe: seremos todos sugados por esse buraco negro?

Bom, para isso precisamos de entender a operação desse buraco negro “adaptado”. Tudo passa pela criação de um laser que produz 100 pulsos por segundo. A energia de cada pulso é medida em trilhões de watts, aproximadamente 10 mil vezes a energia de uma usina nuclear. Os impulsos serão usados para simular as condições encontradas em torno de um buraco negro

Quanto à segurança, os cientistas dizem que não devemos nos preocupar, uma vez que pulsos não geram a massa associada aos buracos negros. Além disso, para se criar um buraco negro, é necessária uma estrela em colapso…

Só me resta torcer para que eles estejam certos, e olhem que eu detesto torcer…

[Fonte]: Info

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here