Google quer que seja você a criar o seu próprio telemóvel

0
1319

Telefonemodular2

Você já pensou como seria você construir o seu próprio smartphone? Várias empresas têm analisado esta questão após o designer Dave Hakkens partilhar com o mundo a sua ideia de PhoneBlocks. Existem vários conceitos sobre formas de o fazer, mas a verdade é que alguém já arregaçou as mangas e começou o projecto.

Essa empresa chama-se Google e o nome do projecto é “Project Ara”. O projecto, que comecou quando a Motorola ainda fazia parte da Google, consiste em fazer um smartphone modular, ou seja, composto de vários módulos e cada um deles pode ser substituído ou alterado de acordo com as necessidades do utilizador. Por exemplo, se você adora tirar fotografias no seu telefone para partilhar no facebook ou instagram pode optar por um módulo com uma câmara melhor. Se você for como eu que gasta muita bateria com emails e internet provavelmente a melhor solução seria apostar numa bateria melhor. E assim é o conceito de telemóvel modular da Google.

 Telefonemodular1

Paul Eremenko que é um dos responsáveis por este projecto em entrevista à Time Techland disse que o conceito do telemóvel modular será semelhante àquilo que a Google já faz com o Android, ou seja, a Google faz o conceito e as bases do projecto e as outras fabricantes o desenvolvem. A ideia é a Google vender essa base que poderá chamar-se “endoskeleton” e os utilizadores irem comprando os “blocos” necessários para criar o seu proprio smartphone adapatado as suas necessidades.

A gigante da tecnologia pretende que esta “base” tenha um custo de algo em torno dos 5.000AKZ (50 dólares) para torná-lo num projecto viável. O lançamento comercial deste projecto está previsto para o os quatro primeiros meses de 2015. A Google fará a sua primeira conferencia de desenvolvedores “Ara” em 15-16 de Abril deste ano e provavelmente teremos muito mais novidades após o mesmo.

Via: [GooglePlus]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here